Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Panqueca de batata põe sustança no café da manhã gringo

Começando o dia com batata, bacon e ovos, você pode tranquilamente pular o almoço mais tarde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fala-se mal (e não sem razão) da culinária inglesa, mas tem uma refeição em que eles deixam no chinelo quase todos os outros países: o café da manhã.

O "full english breakfast" é um festim que pode incluir linguiça, chouriço de sangue, feijão com molho de tomate, cogumelos e pão frito, além dos tradicionais ovos com bacon. Dá para pular o almoço depois de uma comilança dessas.

O desjejum americano, também farto à beça, é uma versão domesticada do café da manhã inglês.

Algo que eu adoro nessas refeições é a presença de batatas. Por que diabos não se come batata pela manhã no Brasil? Sei que em algumas regiões o café tem inhame e batata-doce, mas a pegada é diferente.

As batatas matinais americanas se chamam "hash brown". É uma versão do rösti suíço, batata ralada na chapa.

Já os ingleses gostam de uma coisa chamada "bubble and squeak". Ela é feita com purê ou restos de batata cozida mais o que tiver sobrado do jantar anterior. Verduras como repolho e couve-de-bruxelas são frequentes nessa receita.

O prato que eu proponho hoje é uma panqueca de batatas, que fica no meio do caminho entre a "hash brown" e o "bubble and squeak".

Para facilitar a vida, uso batatas cozidas e amassadas, depois tostadas na chapa. Mas não encho a panqueca de coisas como os ingleses. Uso apenas cebola.

É melhor ter uma chapa para fazer essas panquecas, mas uma frigideira larga de ferro também serve. Não use nada com revestimento antiaderente, pois vamos raspar o fundo da panela. Aliás, arrume também uma boa espátula metálica, dessas de fritar hambúrguer.

No momento em que você joga a batata amassada na chapa, parece que nunca vai rolar uma panquequinha redondinha bonitinha. Tenha calma. Depois de dourar e moldar e virar algumas vezes, fica fácil obter uma panqueca de formato regular.

Panqueca de batata, em receita de Marcos Nogueira - Marcos Nogueira

Eu servi minha panqueca com bacon, ovo e tomate grelhado. Você pode comer com presunto ou linguiça se quiser ainda mais brutalidade; trocar o bacon por abobrinha, pimentão ou berinjela para uma versão vegetariana; ou até mesmo eliminar os ovos e fazer uma panqueca vegana.

Não é um café para qualquer manhã, até porque exige um preparo demorado. Deixe para fazê-lo na preguiça do fim de semana.

Dica preciosa: cozinhe as batatas na noite anterior. Fica muito mais fácil descascá-las frias pela manhã.


PANQUECA DE BATATA

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 batatas cozidas

1 cebola picada

1 colher (sopa) de óleo ou gordura de bacon

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

1. Aqueça a chapa ou frigideira em fogo baixo.

2. Descasque e amasse as batatas. Tempere-as com sal e pimenta.

3. Frite a cebola com um pouco de óleo, mexendo-a constantemente com a espátula para um resultado uniforme. Misture a cebola frita com a batata.

4. Coloque o óleo restante na chapa e adicione o purê de batata. Achate com a espátula e deixe fritar por alguns minutos, até fazer uma crosta no fundo. Vire com a espátula, tentando preservar essa crosta, e repita a operação com o outro lado da lâmina de purê.

5. Divida o purê na metade e molde, com a espátula, duas panquecas redondas. Vá fritando dos dois lados até que ambos estejam com uma casquinha dourada. Se desmoronar, molde a panqueca de novo. Uma hora vai funcionar!

6. Sirva com bacon em tiras, ovo frito e tomates grelhados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.