Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade

Três atrizes e um destino: a Amazônia de Taís Araújo, Leandra Leal e Débora Falabella

Estrelas da série 'Aruanas' revelam seu lado ativista após mergulho na floresta e em causas ambientais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De heroínas de novela, Taís Araújo, Leandra Leal e Débora Falabella viraram ativistas ambientais em “Aruanas”.

A palavra indígena dá nome à ONG em torno da qual gira a trama da série homônima estrelada pelo trio com estreia nesta terça-feira (2) no Globoplay.

Na pele de combativas e apaixonadas ambientalistas, elas dão vida ao thriller de ficção que retrata a realidade de uma Amazônia sob constante ameaça.

Não menos ameaçados estão seus defensores, os sentinelas da floresta. O Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de ativistas, com 57 mortos, em 2017. Na linha de tiro e das pressões, eles foram elevados a protagonistas da série, uma parceria da Globo com a Maria Farinha.

A seguir, as estrelas de “Aruanas”, a diretora e destaques do elenco elegeram a causa ambiental pela qual vale lutar, traduzida ainda em uma hashtag, na qual resumem seus sentimentos pela Amazônia.

Leandra Leal

(Luiza – uma das fundadoras da ONG Aruana, faz o papel de ativista que vai para o confronto)

“Ficar 45 dias na Amazônia filmando foi especial, emocionante. Um processo muito intenso e uma experiência transformadora.

É preciso conhecer a floresta para se sentir pertencente e guardião. Não dá para encarar mais a Amazônia como uma poupança, uma fonte inesgotável de recursos. É cuidar e cobrar. Cobrar responsabilidade ambiental do governo, das empresas. Eu me reconheci como Amazônia. Por isso, minha hashtag é #EuSouAmazônia."

Taís Araújo

(Verônica – é advogada que faz as articulações e a defesa das causas da ONG Aruana)

“O mais importante é saber que progresso e preservação podem caminhar juntos. Em geral, as pessoas acreditam que caminham no sentido contrário. Não é verdade.

Temos que ser conscientes, mas consciência sem ação não serve para nada. 

A Amazônia é de todo o mundo. Temos que pegá-la de fato para a gente. ‘Isso aqui é como um filho. É meu, ninguém toca.’ Minha hashtag é #AmazôniaNossa."

Débora Falabella 

(Natalie – faz o papel de uma jornalista e apresentadora que se divide entre a profissão e o ativismo)

“A gente precisa olhar um pouco mais para a questão indígena. Durante as filmagens, eu fiquei bem próxima de uma atriz que se chama Sara. Ela é indígena e fez a série toda comigo.

Uma das coisas que mais me impressionaram é que ela está saindo de Manaus por ser o lugar onde mais sofre preconceito, apesar de ter uma população indígena gigantesca.

A primeira cena que filmei em ‘Aruanas’ foi de um massacre indígena, chegando numa aldeia, em plena Amazônia. Foi muito forte. Tudo muito real.

É preciso olhar de forma mais respeitosa a causa dos defensores e dos guardiões da natureza. Olhar para eles de igual para igual. Por isso, minha hashtag é #CausaIndígena. 

Luiz Carlos Vasconcellos

(Miguel – Na trama, ele é o dono de uma grande mineradora, que explora garimpo ilegal em reserva indígena)

“Em um barco singrando os igarapés, eu percebi que não tinha o olhar do nativo, que apontava um galho com uma cobra enorme, um pássaro, um jacaré. A gente não via. Éramos cegos, desconectados da natureza. O olhar dele já via a camuflagem de peles, de tons. Eu pensava: ‘Meu Deus, eu tenho de reaprender a ver’. 

Lembro-me de uma sensação de vida de quando estávamos filmando dentro da floresta, construindo esse roteiro e contando essa história. É uma sensação grudada em mim: Amazônia é vida, Amazônia viva. Ela grita isso. Minha hashtag é #AmazoniaViva.”

Camila Pintanga

(Olga – é a antagonista da série, faz o papel de uma lobista pró-mineradoras)

“Minha hashtag é #MenosLixo. Em "Aruanas", eu não filmei na Amazônia, mas estive na região em outros trabalhos.

Falar sobre Amazônia não é falar de uma ideia. É falar de sobrevivência.

Falar de consumo desenfreado, de falta de consciência. Não estamos trabalhando mais com um problema de médio e longo prazo, mas de agora. Falar de meio ambiente é agora."

Estela Renner

(diretora)  

“Logo no primeiro dia de filmagens, quando me dei conta de que estava realizando esse sonho, começou a chover.

Uma chuva que lavou a alma de todo mundo. Não foi um momento de desespero como normalmente seria por estar chovendo no set. Estávamos sendo abençoados pela floresta.

E teve chuva também no último dia, quatro meses depois. Senti que houve uma congruência. De a Amazônia estar nos recebendo ali.

Por isso, minha hashtag é #AmazôniaÉaNossaCasa. É o nosso planeta. Vamos cuidar juntos dessa casa linda.”

Marcos Nisti

(Co-autor e produtor da série)

"#AmazôniaÉVida. É esta minha hashtag. Não é vida só para as pessoas de lá ou para os brasileiros, mas para o mundo. É disso que se trata a série  'Aruanas' nesta primeira temporada."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.