Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo
Descrição de chapéu Eleições 2022 datafolha

Se vencedor, Lula terá de pôr fim a outro golpe, já dado pelo centrão

Manifestos têm de virar fórum permanente de defesa das instituições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se a eleição fosse hoje, Lula (PT) teria 47% dos votos no primeiro turno, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL) e 8% de Ciro Gomes (PDT), aponta o Datafolha. Os demais candidatos somariam apenas 5%. O petista poderia vencer a disputa no primeiro turno. No segundo, bateria o atual presidente por 55% a 35%. Muita coisa aconteceu no país em dois meses; na pesquisa, praticamente nada. E isso quer dizer que a democracia segue em perigo, ainda que sem quartelada ou Capitólio caipira.

A propósito: é fácil saber quem dá ou não piscadelas para a ditadura. Cruze os signatários dos dois manifestos em defesa do Estado de Direito —logo será divulgado o das entidades empresariais. Os ausentes ou seriam beneficiários de um regime de força ou coniventes. Em qualquer caso, golpistas também.

LULA X BOLSONARO
Lula e Bolsonaro - Marlene Bergamo/Folhapress e Adriano Machado/Reuters

Não é só o golpe ou autogolpe de Bolsonaro que têm de ser esconjurados. Como evidenciou a convenção nacional do PP, na quarta (27), o Estado precisa ser "desprivatizado". A depender do resultado das eleições, só o abismo nos contempla. Ainda que se cumpra o que pesquisa aponta, Lula terá de lidar com um Estado sequestrado.

No dia 2 de junho, afirmei neste espaço: "Ou se entende que outubro pode marcar o início do ‘desgolpe’, ou não se entende nada". Assim estamos. A realidade é de tal sorte estupefaciente que é preciso apelar a neologismos para designar os desastres. Notem: a PEC do ICMS dos combustíveis e a dos benefícios são estupidamente ilegais. E daí? Bolsonaro e Arthur Lira, em parceria, decidiram atropelar a Constituição, a Lei Eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal na certeza de que só teriam o Supremo pela frente.

O governo que comandam fez 33 milhões de esfomeados. E caberia ao tribunal arrancar da boca dos miseráveis alguns caraminguás em nome da ordem legal. Não vai acontecer. Da inação ao populismo irresponsável, o regime comandado pela dupla cobra o seu preço em degradação institucional.

A citada convenção do PP é um emblema do que está em curso. Bolsonaro tinha a sede de poder, mas não os meios com que saciá-la. Dispunha de Paulo Guedes e só. A força de sua postulação estava na fala antiestablishment. A fatia do capital, sobretudo o financeiro, que se grudou ao destrambelhado o aproximou de gigantes como Lira e Ciro Nogueira. Ou fazia um acordo ou seria chutado da Presidência. E fez. E o centrão passou a ser a espinha dorsal do governo.

Na convenção de quarta, sem uma pontinha que fosse de escrúpulo, Nogueira afirmou, dirigindo-se ao presidente: "O nosso país precisa de um comandante. Eu sei que alguns pensam em fazer do nosso país, vou dizer, até uma ucranização. É isso que querem fazer com o nosso país. Porque, no caso da eleição do ex-presidente [Lula], nós vamos ter um Congresso de mais de 370 deputados aliados ao presidente Bolsonaro. Olha as concessões que haverá de fazer para construir a sua base. O senhor construiu a sua base não através toma lá, da cá".

Lira e Nogueira têm em mãos a chave das "emendas do relator", que fazem deste o governo mais corrupto da história. Com ela, conseguem manter essa base fabulosa. A maior parte do 370, se for esse o número, não é fiel a Bolsonaro, mas ao sistema de trocas que se instituiu no Congresso.

Observem: quando o ministro se refere às concessões a que Lula se obrigaria —concessões, diga-se, que seriam, então, feitas ao grupo hoje comandado por ele e por Lira —, já não está mais conversando com Bolsonaro, como finge, mas enviando um recado ao petista. É como se dissesse: "Você até pode ganhar, mas nós continuaremos a governar".

Caso o "capitão vença", esses caras tentarão tornar viáveis algumas das sujeiras que têm na cabeça, como senadores vitalícios e ampliação do número de ministros do Supremo. Querem o tribunal como mera corte homologatória da camarilha que hoje assalta a República, de que Bolsonaro é só um "clown".

É preciso impedir um futuro golpe e pôr fim ao golpe em curso, comandado pelo centrão. Que as lideranças dos dois manifestos se transformem em um fórum permanente e unificado de defesa da democracia. Na melhor das hipóteses, vai dialogar com homens de Estado. Na pior, terá de enfrentar autocratas e oligarcas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.