Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo
Descrição de chapéu forças armadas

Capital resolve se mobilizar contra o golpismo de Bolsonaro

Nada fora, acima ou contra as urnas, de acordo com a Constituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cobrei neste espaço, na semana passada, que o capital dissesse aos brasileiros se a democracia é um valor universal e inegociável ou se está disposto a flertar com um golpe de Estado. Algo se move. No dia 11 de agosto, a Faculdade de Direito da USP —as históricas Arcadas da São Francisco— reeditarão, em novo contexto, a célebre "Carta aos Brasileiros", de 1977, lida, então, por Goffredo da Silva Telles Jr., em repúdio à ditadura e em defesa do estado democrático e de direito.

Desta feita, trata-se de defender a liberdade já conquistada para que possamos transformá-la em qualidade de vida para os mais pobres, esconjurando as ameaças golpistas feitas pelo presidente da República. Diz a nova carta, de que sou um dos signatários: "Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar de lado divergências menores em prol de algo muito maior: a defesa da ordem democrática."

O presidente Jair Bolsonaro durante encontro com embaixadores em que mentiu sobre urnas eletrônicas - Clauber Caetano - 18.jul.22/AFP

O texto traz, de saída, a assinatura de juristas, jornalistas, artistas e representantes da sociedade civil e ficará aberto à adesão de quantos queiram endossá-lo. Mas e o capital? No mesmo dia, um outro manifesto em defesa das instituições e do cumprimento da vontade do eleitor virá à luz, este encabeçado por entidades empresariais dos mais diversos setores.

A quem interessam golpe e ditadura senão a bucaneiros que vestem a pele de empresários para que possam exercer, sem temor nem perigo, suas atividades criminosas? No mundo civilizado, a tolerância com a divergência não inclui os que pretendem se impor pela violência, pelas armas, pela truculência.

É uma sandice que vivamos a nos indagar se Bolsonaro pretende dar um golpe antes ou depois da eleição. Ou em que momento ele imagina pôr para funcionar o seu "dispositivo militar". O último que apostou na existência de um, diga-se, estava em campo ideológico oposto ao do atual presidente: João Goulart. Se não tivesse deixado o Brasil, teria ido para a cadeia. "Dispositivos militares" não costumam se mexer para perder.

Quem seria o Amaury Kruel da hora a deixar o presidente na mão? Nota à margem e a tempo: a ironia não associa Goulart, a vítima de 1964, a Bolsonaro, o vilão de 2022. Um foi golpeado. O outro quer golpear. Apenas relativizo a fidelidade de "dispositivos militares" quando estes percebem que a vaca já foi para o brejo. Cuidado com a cadeia, presidente!

O "capitão" submete as Forças Armadas a um ridículo ímpar. E é neste ponto que um realista dirigiria a seguinte pergunta ao escriba, movido por galhofa e melancolia: "Desde quando militares dependem de prestígio, Reinaldo? Dependem de armas." Fato. Mas as Forças Armadas dependem de prestígio ou viram sucata. Uma quartelada as condenaria à obsolescência.

O que se viu depois da patuscada golpista de segunda (18), com os embaixadores estrangeiros, foi um tsunami de reações contrárias e de indignação. Bolsonaro superou, com seu ato destrambelhado, mesmo a imaginação mais pessimista. Os servidores da Polícia Federal, incluindo delegados, não topam brincar com o golpista bufão. Até os lotados na Abin vieram a público para atestar a higidez do sistema eleitoral.

Certamente preocupados com o movimento buliçoso de golpistas, os EUA se pronunciaram duas vezes em dois dias. Na terça, por intermédio de nota da embaixada no Brasil; na quarta, com mensagem oficial do Departamento de Estado. A mensagem é única: só a obediência ao que dizem as urnas é aceitável.

"E se os militares criassem a sua própria versão nem-nem? Nem Bolsonaro nem Lula?" O único juiz é o eleitor. Nada fora das urnas. Nada acima das urnas. Nada contra as urnas. É um lema antifascitoide. Até porque a vontade do eleitor está subordinada a cláusulas pétreas da Constituição, que não abriga a liberdade para promover golpes e autogolpes, ainda que com a roupagem de movimento civil.

É o que diremos os democratas no dia 11 de agosto. E, desta feita, em companhia da parcela do capital, que é majoritária, que acata o regime de liberdades como valor inegociável.

Erramos: o texto foi alterado

Por erro da Redação, a palavra 'higidez' foi substituída por 'rigidez' em versão anterior deste texto
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.