Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo José Lopes

Universidades públicas produzem mais de 90% da pesquisa do país; resta saber até quando

Ou Jair Bolsonaro está tremendamente mal-informado ou está deliberadamente desinformando a população sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No último mês de março, cientistas brasileiros publicaram um estudo mostrando que a temperatura média do país pode aumentar 1,5 grau Celsius até a metade deste século se o desmatamento não for controlado. Origem da pesquisa: a UFRJ e a Uerj, duas universidades públicas, uma federal e a outra estadual, ambas do Rio.

Em fevereiro passado, médicos e biólogos mostraram que ser infectado pelo vírus da dengue pode proteger parcialmente as pessoas dos efeitos do vírus da zika. O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), duas instituições públicas.

Área externa do complexo do acelerador de particulas Sirus
Área externa do complexo do acelerador de particulas Sirus - Eduardo Knapp/Folhapress

Uma equipe internacional da qual participaram especialistas da Embrapa (empresa de pesquisa agropecuária pública), da USP e da UFMG (uma universidade estadual e outra federal, respectivamente) revelou, em dezembro passado, que o sudoeste da Amazônia foi um dos locais mais importantes para a transformação dos ancestrais do milho em plantas totalmente domesticadas, a partir de uns 6.500 anos atrás.

Em agosto de 2018, um grupo que inclui pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, instituição pública do Rio, identificou a origem do último surto de febre amarela a causar estragos sérios no país: macacos amazônicos que acabaram transmitindo o vírus da doença a seus parentes de outras regiões do Brasil.

Usando documentos públicos, dados de satélite e análises de campo, pesquisadores demonstraram que houve alta incidência de fraudes na extração de madeira supostamente legal no Pará entre os anos de 2012 e 2017. O estudo, também publicado em agosto passado, foi idealizado por cientistas da USP e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

É, eu sei que esta é a coluna mais insuportavelmente chata oriunda do teclado do meu computador sobre a qual o leitor já teve a infelicidade de deitar seus olhos. Mas há método na minha repetição, pode acreditar. O resumo da ópera, caso você ainda não tenha percebido, é o seguinte: quem faz pesquisa no Brasil —aliás, quem faz inovação tecnológica também— são as instituições públicas, em grandíssima medida.

Está aí o Ranking Universitário Folha, coordenado com denodo todos os anos pela colega Sabine Righetti, que não me deixa mentir. Ranking geral das universidades brasileiras: entre as top 20, só há duas privadas (PUC-RS e PUC-RJ, a 18ª e a 19ª, respectivamente). Ranking de pesquisa: apenas uma instituição privada entre as 20 melhores (PUC-RS, a 19ª). No ranking de inovação, que mede invenções patenteadas e colaboração com empresas, só há quatro universidades particulares entre as top 20 (a melhor colocada delas é a Universidade de Caxias do Sul, em sexto).  

E, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou recentemente: “Poucas universidades têm pesquisa, e, dessas poucas, a grande parte está na iniciativa privada, como a Mackenzie em São Paulo”.

Com todo o respeito à Universidade Presbiteriana Mackenzie (62ª no ranking de pesquisa nacional), essa afirmação tem base factual quase tão tênue quanto a ideia de que não houve ditadura no Brasil a partir de 1964.

Ou o presidente da República está tremendamente mal-informado ou está deliberadamente desinformando a população sobre o tema. Ambas as possibilidades são graves e parecem confirmar o desprezo do atual governo federal pelos fatos, em especial quando eles não se encaixam em sua visão de mundo. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.