Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo José Lopes

Caos criado na ciência brasileira talvez seja uma escada para o governo Bolsonaro

Presidente abriu saco de maldades orçamentárias após atacar frontalmente a comunidade científica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Petyr Baelish, quem diria, talvez tenha um dedo (mindinho, naturalmente) no cenário de terra arrasada que ora se instaura no que um dia foi o sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação. É, eu sei que é preciso muito boa vontade para imaginar a vilania sofisticada e cortesã do Lorde Mindinho de “Game of Thrones” no atual ambiente paleolítico de Brasília. Mas me parece que o governo federal está seguindo à risca uma das máximas de Baelish: o caos é uma escada.

O personagem fictício Petyr Baelish, o Mindinho, foi intepretado pelo ator irlandês Aidan Gillen na série Game of Thrones, da HBO
O personagem fictício Petyr Baelish, o Mindinho, foi intepretado pelo ator irlandês Aidan Gillen na série Game of Thrones, da HBO - Reprodução/HBO

Repare que, na situação de penúria enfrentada hoje pelas finanças públicas, teria sido ridiculamente fácil justificar cortes nas verbas para a ciência nacional (“contingenciamento”, que me perdoem os crédulos, é um eufemismo quase tão ingênuo quanto “cópula extramarital” para descrever o bom e velho “chifre”). Haveria choro e ranger de dentes, decerto, mas não passaria muito disso. O que aconteceu nos últimos meses, no entanto, foi muito diferente.

O governo Bolsonaro, a começar pelo próprio presidente da República, e com generosa contribuição do ministro da Educação, Abraham Weintraub, primeiro atacou frontalmente a comunidade científica e acadêmica do Brasil, para só depois abrir o saco de maldades orçamentárias.

Vistos com certo distanciamento temporal, os degraus da escadinha do caos começam a ficar mais claros. Tudo começou em abril, quando Bolsonaro, aparentemente do nada, declarou que quase não existia pesquisa nas universidades brasileiras, e que o pouco que havia estava concentrado nas instituições privadas.

Foi uma das “fake news” mais desavergonhadas a já sair da boca de um político que nunca as economizou. Na verdade, mais de 90% da pesquisa científica brasileira vem das universidades públicas, e só existe uma única instituição privada (a PUC gaúcha) entre as 20 melhores do país nesse quesito.

Mas foi o suficiente para sinalizar a Weintraub que era hora de empurrar a academia brasileira para as cordas do ringue. Poucos dias depois da declaração de Bolsonaro, o ministro declarou que universidades federais que abrigassem “balbúrdia” (traduzindo: qualquer manifestação política que não fosse o mais abjeto bolsonarismo) teriam suas verbas reduzidas.

Diante da reclamação generalizada das instituições, o ministro retificou sua fala inicial dizendo que o corte viria para todas (uma interessante aplicação da psicologia infantil à gestão universitária: “Ah, reclamou que seu irmão está de castigo? Pois agora está TODO MUNDO de castigo!”).

E repare que eu nem falei da paralisia quase total na concessão de novas bolsas de pesquisa com dinheiro federal. Todos esses sinais apontam para algo mais do que mera economia burra. Sugerem um projeto.

Uma coisa que outros observadores da política nacional andam dizendo precisa ser reafirmada aqui. Bolsonaro tem se revelado um presidente de coerência exemplar. Fala e age exatamente como sempre falou e agiu.

Ou seja: os pesquisadores, funcionários e alunos de instituições de pesquisa do país que, mesmo conhecendo o histórico profundamente anticientífico da figura, ainda assim se arriscaram a votar nele, achando que algo de positivo poderia vir de sua gestão para a área em que atuam, cometeram um dos atos mais lunáticos de autoengano político da história brasileira.

E, claro, arrastaram os seus colegas não bolsonaristas para a escadinha de horrores junto com eles. Tomara que o mal-estar passe fazendo o simpático sinal de arminha com a mão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.