Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Brasileiro teve Palmeiras absoluto, Flu encantador e Galo decepcionante

Internacional terminou como vice-campeão superando todas as expectativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim com um campeão indiscutível. O Palmeiras conquistou seu 11º título de maneira incontestável e com uma campanha impressionantemente consistente. Foram apenas três derrotas em 38 rodadas, seis em toda a temporada de 2022. Isso para um time que teve 72 jogos de janeiro até aqui (sem contar o Mundial, que ainda fazia parte da temporada anterior).

Abel Ferreira chega à sua terceira temporada no Brasil conquistando os títulos que ainda lhe faltavam –Paulista e Brasileiro. Vieram antes duas Libertadores e uma Copa do Brasil. E são apenas dois anos por aqui. A evolução tática da sua equipe é nítida.

Ele conseguiu fazer o Palmeiras encontrar soluções dentro de jogos difíceis com a poderosa bola parada de Scarpa, transformou Mayke em ponta, fez Dudu ser um dos craques do campeonato e realizou o objetivo de qualquer técnico: um time sólido na defesa e agressivo no ataque. Sua equipe liderou esses dois quesitos no campeonato.

Palmeiras foi impressionantemente consistente - Zanone Fraissat - 9.nov.22/Folhapress

Em segundo lugar na tabela, uma surpresa. Quem fez as previsões para o Internacional antes de começar o campeonato –quando o Inter vivia um início de temporada desastroso– não colocou a equipe colorada na briga pelo título. A melhor das projeções, colocava o Inter na briga por vaga na Libertadores. Mas Mano Menezes chegou em abril e mudou o patamar do time gaúcho, que termina como vice-líder superando todas as expectativas.

Na terceira colocação, a outra surpresa do campeonato. O Fluminense chegou em alguns momentos a ameaçar uma briga pelo título. Só que acima dos resultados que classificaram o Tricolor carioca para a Libertadores estão as atuações em campo. Um time que consagrou o artilheiro Germán Cano, mas que esteve longe de funcionar pela individualidade –o melhor Flu de Fernando Diniz sempre foi o coletivo.

Sob a regência do maestro Paulo Henrique Ganso voltando à sua melhor fase, o Fluminense jogou e encantou. Exceção feita à lateral esquerda, que já é um problema crônico do Flu há algum tempo, Diniz encontrou boas soluções em todas as posições. O segundo melhor ataque do campeonato, o segundo time com mais vitórias, o terceiro colocado na tabela. Assim como Mano fez com o Inter, Diniz fez o Flu superar as expectativas.

O Corinthians, em quarto, cumpriu o que se esperava dele no campeonato: a classificação direta para a Libertadores. O Flamengo abriu mão de brigar pelo título brasileiro, mas conquistou as duas outras taças que disputou, então o saldo para a torcida é mais do que positivo. O Athletico Paranaense confirmou que chegou pra ficar entre os principais times do futebol brasileiro e mais uma vez garantiu vaga direta na Libertadores –depois de ter voltado à final da principal competição do continente.

Por fim, a maior decepção e a melhor superação do campeonato. O Atlético-MG fez o mínimo e se classificou pra Libertadores. O Fortaleza fez o máximo e saiu da lanterna no segundo turno para garantir pela segunda vez vaga no torneio.

O Galo de Turco Mohamed era criticado por render menos do que o esperado em termos de resultado e de futebol em campo. Voltou Cuca, e a equipe estrelada do Atlético continuou fazendo uma campanha muito abaixo do que sua torcida esperava. Correu o risco de passar o ano da inauguração do seu estádio sem disputar a Libertadores –e só se classificou para a fase preliminar, ainda terá que confirmar a vaga na fase de grupos.

Quem diria que, quatro meses após sua apresentação –quando o assunto principal foi a chance de o técnico sair para assumir a seleção brasileira no fim do ano–, Cuca terminaria esta passagem pelo Galo de maneira tão melancólica?

Adeus, Brasileirão! Foi bom, valeu! Agora é tempo de Copa do Mundo!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.