Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Você pode discordar de Tite, mas não há convocação melhor do que a dele

Técnico profissionalizou a escolha dos nomes para a Copa e mostra o respeito que tem pelo cargo que ocupa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fim do mistério, e já sabemos os 26 que representarão o Brasil na Copa do Mundo do Qatar.

Daniel Alves está entre eles. Roberto Firmino, não. Talvez as maiores surpresas da lista anunciada nesta segunda-feira.

Numa convocação, sempre há controvérsias. São 200 milhões de brasileiros "técnicos" da seleção para discordar de Tite. Mas eu arriscaria dizer que não há convocação melhor do que a dele —no sentido do processo que o atual técnico da seleção criou para chegar aos seus convocados e também para explicá-los na coletiva de imprensa.

Tite mostra a lista de convocados para a Copa, na sede da CBF - Carl de Souza/AFP

Minha impressão é de que Tite "profissionalizou" a convocação. Nas coletivas de apresentação dos 84 nomes que foram chamados até aqui nas 20 convocações deste ciclo do Qatar, o treinador compartilhou os critérios das escolhas e trouxe sua comissão técnica e até a comissão médica para explicar detalhes que talvez passassem despercebidos pelos jornalistas que estavam ali cobrindo. Minutagem do jogador em campo, posicionamento, entregas com e sem a bola, condições físicas, todos esses pormenores foram destrinchados até em forma de slides com números e dados para justificar cada nome.

Tite tem muito cuidado para se preparar para uma coletiva de convocação. Ele busca estar abastecido com o maior número de informações possível sobre cada jogador para poder responder às perguntas dos jornalistas. Isso mostra o respeito que tem pelo cargo que ocupa.

Tite não é o técnico da seleção à toa. Não está ali para fazer escolhas segundo suas preferências pessoais, mas segundo critérios técnicos muito bem estabelecidos e explicados aos jornalistas.

Mas é possível discordar dele. Difícil é fazê-lo sem argumentos. Se muitas vezes na cobertura do futebol vemos discussões vazias, aquelas opiniões de mesa de bar, repetindo clichês para agradar torcidas –ao longo deste ciclo, Hulk já foi a unanimidade, depois Raphael Veiga, mais recentemente Scarpa e até Rodinei–, ficou mais difícil debater agora.

Até porque não se debate apenas com Tite. Nas coletivas, ele sempre traz membros da sua comissão técnica para compartilhar com eles a palavra. O técnico é o líder, mas o trabalho de comandar uma seleção não é solitário. E cada um ali desempenha um papel importante –Tite faz questão de valorizá-los e divide com eles a responsabilidade que carrega nas costas.

Para chegar a esses 26 nomes –e, na verdade, para chegar à lista fechada de cada convocação nesse ciclo de Copa do Mundo–, Tite reunia sua comissão e cada um deles trazia uma lista própria. Cada nome era debatido à exaustão até que se chegasse num consenso. Números, informações técnicas, dados físicos, tudo isso era debatido por todos na tentativa de construir a convocação mais "justa" possível.

Tite sabe que não vai agradar a todos, nem está ali para isso. Mas demonstra respeito pelo cargo que ocupa, pelos seus comandados, pelo povo que representa na função de treinador da seleção brasileira.

"Em cima das nossas ideias, dos acompanhamentos, (quero) ser o mais justo humanamente possível. [...] Há o atleta, mas, antes, tem o homem, o caráter, o filho, o pai, o ser humano que deve ser respeitado. Faço questão de externar isso, essa gratidão a todos os atletas que fizeram parte desse conjunto. As escolhas vão acontecer, elas são técnicas, mas elas têm o respeito pessoal muito grande", disse o treinador em entrevista à Globo.

Espero que esse, aliás, seja um dos legados de Tite para a seleção. Que os técnicos que o sucederem tenham o mesmo respeito pelos jogadores, pela imprensa e pelo público na hora de divulgar suas convocações e justificá-las. Que estejam preparados para rebater questionamentos sem clichês ou grosserias, mas com respostas técnicas e embasadas.

Posto isso, que venha o hexa!


Veja os convocados para a Copa do Mundo:

GOLEIROS
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras)

LATERAIS
Danilo (Juventus-ITA)
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Alex Telles (Sevilla-ESP)
Daniel Alves (Pumas-MEX)

ZAGUEIROS
Thiago Silva (Chelsea-ING)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Eder Militão (Real Madrid-ESP)
Bremer (Juventus-ITA)

MEIO-CAMPO
Casemiro (Manchester United-ING)
Fred (Manchester United-ING)
Fabinho (Liverpool-ING)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Éverton Ribeiro (Flamengo)

ATACANTES
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Vinicius Junior (Real Madrid-ESP)
Richarlison (Tottenham Hotspur-ING)
Antony (Manchester United-ING)
Gabriel Jesus (Arsenal-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Pedro (Flamengo)
Martinelli (Arsenal-ING)
Raphinha (Barcelona-ESP)

Erramos: o texto foi alterado

Alex Telles defende o Sevilla-ESP, não o Nottingham Forest-ING.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.