Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra

Pasternak define: pai de pet não é pai e focinho de porco não é tomada de três pinos

Há que se impor limites em todas as áreas da sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cientes do sucesso da missão onisciente de conscientizar-nos sobre o que é ou não ciência, Natália Pasternak e Carlos Orsi resolveram dar um passo além. O novo trabalho expande os horizontes do livro "Que bobagem!: pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério" e vai impôr limites em outras áreas do pensamento humano.

O título do novo livro faz referência ao primeiro. Vai se chamar apenas "Que bobagem!". Esta coluna teve acesso com exclusividade a alguns exemplos contidos na nova publicação.

Pai de pet não é pai. Os autores questionam a ausência de estudos genéticos, testes de DNA ou certidões de nascimento que comprovem a parentalidade entre tutores e cães.

Salada de fruta não é sobremesa. Importantíssima delimitação que enaltece a natureza hedonista relacionada ao ato de degustar doces depois de uma refeição. Os autores destacam a ausência de um mísero cardápio que sentencie, de forma peremptória, a relação entre sobremesa e alimentos cítricos.

Sobre um fundo rosa claro há um nariz de porco grande e sobre esse nariz há três furos como uma tomada brasileira. Acima do nariz estão os olhos do porco.
Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 31 de agosto de 2023 - Débora Gonzales

Mêsversário não é aniversário. Aqui vai uma questão civilizatória: celebrações com bolo, vela, cantos de "parabéns" e convidados ficam restritas aos ciclos de 365 dias.

Cunhado não é parente. Mesmo com a evolução provocada pelas novas configurações familiares, é preciso riscar uma linha no chão. Caso a sociedade permaneça sem delimitações claras como essa, estaremos abertos ao surgimento de figuras anômalas como o "cunhado de pet".

Cachaça não é água. Trata-se de uma evidência fartamente documentada em versos como "cachaça vem do alambique e água vem do ribeirão". Tampouco há registros de ressacas provocadas pela ingestão de água.

Focinho de porco não é tomada. Desde que o Brasil adotou a tomada de três pinos, esse mito caiu por terra. Já não havia nenhum hábito suíno que pudesse sugerir a divisão entre espécies de 110 ou 220 volts. Tampouco registro de que um abajur foi ligado quando sua tomada foi colocada em contato com o focinho de qualquer animal.

Curupira não faz Moonwalk. Observadores internacionais não constataram uma associação direta entre o pé virado para trás e o bailado notabilizado por Michael Jackson. É necessário alertar também para a ausência de provas de que Michael Jackson tenha sido um curupira.

Cavalo-marinho não puxa carroça. Essa imagem não aparece nos registros das expedições de Jacques Cousteau, nos documentários da National Geographic ou nos desenhos do Bob Esponja.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.