Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

In treta we trust

A Era da Treta transforma o desentendimento em espetáculo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ouça-me bem, amor/ Preste atenção/ O mundo é um algoritmo/ Vai triturar qualquer tipo de raciocínio/ Vai reduzir as discussões a pó.

Vivemos uma revolução nas comunicações. Todo o sistema de produção e consumo de conteúdo foi rearranjado. Qualquer um pode pegar um celular agora e se emocionar com o vídeo de Cartola cantando "O Mundo É um Moinho" para seu pai. Ou saber detalhes ínfimos sobre a ascensão da Prússia ao longo dos séculos.

Um manancial infinito de possibilidades foi aberto. Mas não há como negar que a força mobilizadora que sensibiliza os corações e comove multidões é a treta. O movimento começou em caixas de comentários e se espalhou como um rastilho de pólvora pelas redes sociais. Quando os robôs foram acionados, criaram um algoritmo para impulsionar a treta. Era só digitar "Futuros Amantes" no campo de busca para o YouTube recomendar o vídeo de algum jovem ressentido acusando Chico Buarque de mamar nas tetas da Lei Rouanet.

Uma ilustração colorida de um campo texto de busca com a frase "O mundo é um algo" e completando para "godão-doce".
Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 22 de fevereiro de 2024 - Débora Gonzales/Folhapress

O Twitter se transformou numa máquina de moer contextos e discussões. Tudo que é postado ali parece um pedaço de carne jogado para uma horda de hienas. Qualquer raciocínio vira ataque e, posteriormente, os ataques viram briga. Às vezes as brigas se acirram e se transformam em linchamentos virtuais.

A Era da Treta se instalou na religião, impulsionando pastores com discursos de ódio que tiram versículos de contexto para justificar qualquer tipo de comportamento.

Mas a treta encontrou terreno fértil na política, especialmente na extrema direita. É verdade que os cancelamentos e outras ações barulhentas da esquerda também vigoram na Era da Treta.

A espetacularização da treta criou um círculo vicioso. Muitas vezes o assunto que fura as bolhas da sociedade vem embalado pela treta. São as pessoas de esquerda que veem a Jovem Pan quando o pau quebra e as pessoas de direita que reduzem uma infinidade de questões complexas à linguagem neutra.

É preciso dar um passo além, criar mecanismos para não deixar a Era da Treta destroçar discussões fundamentais. Assim como não se pode reduzir a inclusão social e racial a polêmicas como a linguagem neutra ou a termos reducionistas como "identitarismo" ou "woke", não se pode achar que a discussão mais importante sobre a guerra entre Israel e Hamas se dá em torno da frase infeliz de Lula.

Não existe democracia sem desentendimento, diálogo e ruído. Como recalibrar as discussões para, em vez de brigas, alimentarem ideias originais?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.