Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Está rindo de quê?

Estou rindo do fato de não ter qualquer motivo para rir

Os guardas foram buscar o prisioneiro para o levar ao pátio onde ele seria executado. No caminho entre a cela e o cadafalso, o prisioneiro foi a rir à gargalhada.

Conhece esta história?

É provável que não, porque nunca aconteceu. Seria uma ocorrência mesmo muito estranha. Mas faz lembrar qualquer coisa: é a nossa vida.

Nós sabemos que vamos morrer (desculpem, talvez eu devesse ter dito: spoiler alert) —ou seja, temos consciência de que vamos a caminho do cadafalso— e, no entanto, rimos durante o caminho.

Quando alguém pergunta "está rindo de quê?" espera sempre que quem responde reconheça que não há motivo rir. Está rindo de quê?, o meu chapéu não é assim tão ridículo, a minha queda não foi nada engraçada, o meu erro não dá vontade de rir.

Ilustração
Luiza Pannunzio/Folhapress

Ora, a resposta à pergunta "Está rindo de quê?" é sempre: estou rindo do fato de não ter qualquer motivo para rir.

É disso que o prisioneiro —e nós— rimos.

Quem tem motivo para rir, como é óbvio, não ri. Por exemplo, Deus. Criou o mundo, e qualquer crítico de arte é forçado a reconhecer que se trata de uma obra bem interessante, cheia de boas ideias.

O mar: lindo. Montanhas: que beleza. Árvores: que conceito estranho mas tão bem conseguido. Seios: que triunfo.

Quantos grandes gênios, ao longo da história, tiveram uma ideia tão boa como seios?

Continua a ser a meta a ultrapassar por artistas de todos os tempos e lugares. Porém, e talvez por isso, Deus não ri: só ri quem não tem motivo para rir. Quem ri mais: pobre ou rico? Pobre, claro. Precisamente por não ter motivo.

O escritor português Gonçalo M. Tavares comparou a vida a uma queda.

A metáfora não é nova, mas ele foi específico: estamos todos a cair de um 40º andar. Os nossos corpos vão percorrendo o espaço vazio até ao fim inevitável, e vamos juntos mas sozinhos, ao mesmo tempo.

Nesse processo, de nada adianta sermos fortes, inteligentes ou belos. A nossa força, beleza e inteligência não têm qualquer préstimo --nem para nós nem para os outros.

Mas a capacidade de fazer rir, não sendo capaz de evitar a queda, torna o percurso menos difícil. Não é muito. Na verdade, é quase nada.

Mas é o que há. É uma missão nobre, fazer rir. Boa queda para todos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.