Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

O seu amor é pecado, como disse o papa?

Todos sabem que a sexualidade é muito mais satisfatória se considerada pecaminosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando, nesta semana, o papa disse que a homossexualidade não era crime, mas era pecado, fiquei indignado. Como assim, a homossexualidade é pecado? E a heterossexualidade não é?

Todo mundo sabe que a sexualidade é muito mais satisfatória se for considerada pecaminosa. Por que é que Francisco pretende que só os homossexuais se divirtam? Cresci com a certeza alegre de que os padres dos colégios que frequentei deploravam os meus impulsos, as minhas fantasias e os meus desejos. E agora Francisco faz-me esta desfeita. Não me conformo.

Proponho que o Santo Padre venha assistir pessoalmente ao modo como eu exerço a minha heterossexualidade. Tenho certeza de que encontrará razões para ficar chocado. Exijo que corrija a sua opinião sobre a minha prática sexual. Que reveja a sua posição sobre as minhas posições. O que eu faço é pecado, sim, garanto. Eu não sou menos do que os homossexuais.

Ilustração de Luiza Pannunzio para a coluna de Ricardo Araújo Pereira dde 28.jan.23
Ilustração de Luiza Pannunzio para a coluna de Ricardo Araújo Pereira de 28.jan.23 - Luiza Pannunzio

De onde terá Francisco tirado a ideia de que a homossexualidade é pecado mas a heterossexualidade não? Cristo não se pronuncia sobre o assunto nem manifesta interesse sexual por ninguém. O que, deve-se dizer, é pena. A Bíblia teria ainda mais leitores se o Messias, em conversa com os apóstolos, fizesse considerações do gênero: "Em verdade vos digo que a filha daquele fariseu tem um bumbum excelente".

É verdade que, no Antigo Testamento, há algumas referências negativas à homossexualidade. Em Levítico 18:22, diz: "Nenhum homem deverá ter relações sexuais com outro homem, porque é um pecado abominável." E Levítico 20:13 acrescenta: "Se um homem tiver relações sexuais com outro homem, ambos deverão ser condenados à morte. O que fizeram é uma abominação".

Mas o certo é que o mesmo livro também diz, em 11:7-8, que: "O porco, ele tem o casco dividido mas não é ruminante. Considerem-no impuro. Não deverão comer destes animais". E em Deuteronômio 14:8, Deus repete a ordem: "Não devem comer carne de porco, porque embora tenha o casco dividido, não é ruminante. Portanto é impuro".

Ou seja, a mesma lei que condena a homossexualidade também proíbe a linguiça. Se a interdição da linguiça já foi levantada, por que a da homossexualidade se mantém? É injusto. Para a linguiça e para mim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.