Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Judas acusou Jesus de praticar slut-shaming e gaslighting

O Senhor respondeu dizendo que acha irritante a prática de acusar constantemente os outros de transgressões éticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

E então o Senhor disse: "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão".

Mas Judas interrompeu: "Senhor, isso não é whataboutism? Levantar a questão da existência de uma trave no nosso olho acaba por ser um modo de não refutar o argumento de que o nosso irmão tem um argueiro no olho dele".

No desenho de Luiza Pannunzio - Cristo - um homem barbudo de cabelos e vestido longos, com raios de luz que saem de sua cabeça, conversa com um apóstolo de trajes também longos característicos - que pergunta em caixa de diálogo amarela logo acima da imagem deles dois: "isso não é whataboutism, Senhor?"
Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Araújo Pereira de 7 de maio de 2023 - Luiza Pannunzio

E Jesus respondeu: "Não, este ensinamento é importante. Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida". Mas Judas atalhou novamente: "Hum… Julgo que isso é flexing, Senhor". Foi então que Jesus começou a ficar um pouco irritado, e perguntou: "Como assim, flexing? Não estou a gabar-me, estou a registrar um fato. Eu sou filho de Deus".

Judas respondeu: "É, mas não somos todos? Eu não ando por aí a anunciar isso a todo o mundo". Mas Jesus, respirando fundo, disse: "Eu vim para trazer a Boa Nova. E ensinar o amor e o perdão. Não viu quando eu disse ‘quem nunca pecou atire a primeira pedra à mulher adúltera’?".

E Judas: "Xiii…". E Jesus perguntou: "O que foi agora?".

E Judas respondeu: "Isso é slut-shaming, Senhor. Não há necessidade de se referir à mulher como adúltera".

E então, Jesus disse: "Judas, como sabes eu sou um dos elementos da Santíssima Trindade. Sou santíssimo, pacientíssimo, onibenevolente. Mas até eu começo a ficar sem paciência para a tua conversa. Devo confessar que, apesar de ser onisciente, não sabia dessa grande quantidade de delitos em inglês que é possível cometer. Considero muito irritante a tua prática de acusar constantemente os outros de transgressões éticas, com o objetivo muito óbvio de estabelecer e exibir a tua superioridade moral. O problema, Judas, é que, quando uma pessoa anuncia a sua suposta superioridade moral, há duas hipóteses: ou ela é verdadeira e exibi-la é sinal de soberba, ou ela é falsa e exibi-la é manifestação obscena de hipocrisia. Repara que estes são defeitos antigos, e com nomes em português. Não ficaria surpreso se, em vez de seres o santo que garantes ser, fosses antes uma pessoa particularmente mesquinha e reles. Mas, por muito que me apeteça usar a minha onipotência para te transformar num sapo, eu te perdoo".

E Judas pensou um pouco e disse: "Obrigado, Senhor. Mas acho que o que acabou de
fazer é gaslighting".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.