Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Novo estudo revela que cientistas de Harvard estão dormindo

Tenho muito apreço pelo ato do descanso, embora eu não o pratique

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo feito por cientistas de Harvard revela que a hora ideal para ir dormir é entre as 22h e as 23h. Ou seja, cientistas estudaram a questão da hora de deitar e, após cálculos, experiências e raciocínios complexos, concluíram cientificamente que a hora de deitar ideal é aquela a que a maior parte das pessoas se refere como "hora de deitar".

A minha avó, que não era cientista de Harvard, chegou a conclusões muito semelhantes recorrendo apenas à intuição. Creio que ela pensava: "Bom, o sol já se pôs, eu já jantei, toda a gente que conheço foi para a cama. Talvez seja altura de também ir para a cama".

No desenho de Luiza Pannunzio um homem branco está deitado do lado direito com o braço debaixo do travesseiro onde descansa sua cabeça enquanto o outro braço está dobrado, apoiado em seu cotovelo. Ele veste camiseta e shorts. Sobre a cama há - além dele, um livro e a frase HORA DE DEITAR 22/23h. Vemos também de cima a imagem de uma luminária , alguns outros livros e revistas empilhados e um smartphone aparentemente desligado.
Luiza Pannunzio

Fico à espera que os cientistas de Harvard elaborem agora estudos que validem todas as outras teorias da dona Adélia.

Por exemplo, um estudo que revele que, quando a noite está fresca, é melhor usar um casaquinho. Ou que não é bom correr com tesouras na mão. Ou que a sopa faz muito bem.

Reparem que não sou contra o estudo. Aceito que os cientistas de Harvard, para desenjoar da tentativa de descobrir a vacina contra o câncer —ou, ainda mais importante, contra a minha calvície— se entretenham a ponderar qual será a melhor hora para ir dormir.

Dormir é mais importante do que parece, e mais difícil do que deveria. Eu não durmo desde que as minhas filhas nasceram, há 20 anos. Primeiro não dormi porque elas choravam, depois não dormi porque elas saíam à noite com os amigos, e agora não durmo porque elas foram estudar no estrangeiro.

Tenho muito apreço pelo ato de dormir, embora eu não o pratique. Portanto, o meu problema não é o estudo. A questão é: se os resultados do estudo foram estes, valeria a pena publicá-los?

Uma coisa era os cientistas de Harvard terem descoberto que a hora ideal para ir dormir era às 6h15 da manhã. Aí, sim, valia a pena publicar o artigo. É útil mesmo saber qual é a melhor hora para dormir.

Os espanhóis tentam várias horas à noite e mais duas ou três à tarde, a ver se acertam. Eles continuam a tentar. Essa, sim, é uma questão que vale a pena ser investigada. Mas se o resultado é o que todo o mundo já conhecia, talvez os cientistas tenham desperdiçado o seu valioso tempo. Mais valia que eles tivessem dormido uma boa sesta. Independente do horário que fosse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.