Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu Portugal União Europeia

Antigo imigrante ilegal agora está a serviço de um partido anti-imigração

Antes de chegar a Portugal, o deputado Marcus Santos tinha emigrado para os Estados Unidos, onde foi detido duas vezes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas eleições portuguesas do passado dia 10, o partido de extrema-direita foi o terceiro mais votado e elegeu 50 deputados. Um deles é brasileiro. Marcus Santos agora ocupa um lugar no parlamento português a serviço de um partido que é anti-imigração.

Antes de chegar a Portugal, Marcus Santos tinha emigrado para os Estados Unidos, onde foi detido duas vezes. "Fraud immigration", dizia o registro de detenção. Nas fotografias que a polícia americana tira dos detidos, Marcus Santos não parece feliz. Em ambas tem um ar preocupado, até um pouco assustado, talvez.

Só agora sabemos que, afinal, ele pensava: "Ah, quem me dera fosse eu a tirar essa foto, a atemorizar um estrangeiro." Daí o seu semblante apreensivo. Estaria provavelmente calculando quantos anos faltariam para que pudesse atormentar um imigrante e concluiu que, entre ser desempregado na Flórida e deputado em Portugal, ainda passariam 20 longos anos.

No desenho de LP um imigrante anti-imigração está postado em pé usando terno, camisa, calça e sapatos. Segurando as mãos em frente ao corpo, a direita sobre a esquerda. Sorri. Ao lado do símbolo do partido que o representa - O Chega que é um partido político português, de ideologia populista, de direita radical, nacionalista, conservador e economicamente liberal, sendo o seu espectro político definido como sendo de direita a extrema-direita.  Este símbolo tem o formato do mapa de Portugal em amarelo com a palavra CHEGA em branco ao centro num fundo retangular azul e um sublinhado em vermelho logo abaixo da palavra.
Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de João Pereira Coutinho de 24 de março de 2024 - Folhapress

Além de antigo imigrante ilegal, Marcus Santos é um cristão evangélico. Ele venera Jesus Cristo, provavelmente o mais famoso imigrante do mundo. Quando descobrem que Herodes planeja matar todos os recém-nascidos da região, Maria e José decidem fugir para o Egito. São uma família de refugiados que opta por emigrar, em busca de uma vida melhor. Acontece muito.

Se, além dos Reis Magos, também Marcus Santos estivesse na manjedoura, talvez tivesse desencorajado os pais de Jesus. Marcus defende que as pessoas devem submeter-se cegamente aos costumes do lugar para onde vão, mas Jesus tinha umas ideias bem disruptivas, e não estava disposto a abdicar delas.

O melhor era ficar quieto.

Num congresso do Chega, o partido pelo qual foi eleito, Marcus subiu ao palanque para fazer um discurso. Dirigindo-se aos jornalistas presentes na sala, disse: "Se este partido fosse racista, eu não estaria aqui; se fosse homofóbico, vocês não estariam aí." Toda a plateia riu alto e aplaudiu, porque era muito engraçado: ele estava sugerindo que jornalistas são tudo viadagem —um insulto bem pesado. Ser homossexual é um defeito grave, como todo o mundo sabe. Talvez seja até pior do que ser imigrante, se isso é possível.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.