Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares

Devemos boicotar a Copa do Mundo?

Nunca um campeonato foi tão alvejado por ambientalistas e defensores dos direitos humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Talvez o melhor antídoto contra a jatância bolsonarista pós-eleitoral seja a Copa do Mundo.

O jogo de abertura está agendado para 20 de novembro, poucas semanas depois da eleição. As camisas verde-amarelas que simbolizam uma ideologia irão se diluir no mar de torcedores da seleção brasileira.

Mas a pergunta que muitos, com legitimidade, farão é: deveremos boicotar a Copa? Nunca um campeonato do mundo foi tão alvejado por ambientalistas e defensores dos direitos humanos.

Vista geral do estádio de Lusail, que vai receber a final da Copa do Mundo deste ano, no Qatar
Vista geral do estádio de Lusail, que vai receber a final da Copa do Mundo deste ano, no Qatar - Ibraheem Al Omari-9.set.22/Reuters

O Qatar é um regime feudal autoritário, governado por uma família tribal que impõe um sistema social que viola a dignidade de mulheres e imigrantes pobres (sistema kafala). São inúmeras as suspeitas de corrupção na atribuição da Copa ao país.

Um relatório oficial da FIFA concluiu que, para ganhar a eleição, o país chegou aos limites das regras de conduta. Para construir os estádios e toda a infraestruturas de apoio, os imigrantes foram sujeitos a um regime escravocrata com longas horas de trabalho mal remunerado e debaixo de temperaturas desérticas, apropriadas para hipertermófilos, mas não para seres humanos. Milhares morreram. O The Guardian estimou serem 6.500 pessoas, mas os registros públicos do Qatar para esta categoria de trabalhador (a maioria imigrante vinda da Ásia do Sul) são tão precários quanto o número de mortes por Covid na China ou na Coreia do Norte.

As ambições das autoridades locais para que os estádios fossem ecológicos e a Copa fosse a primeira "net zero" (neutralidade carbónica) da história só serão concretizáveis com maquiagem na contabilidade das emissões.

Mas o que significa boicotar a Copa? Quando pensamos na Copa de 1978, nos lembramos dos históricos jogos contra a arquirrival Argentina (0 a 0) e contra a Itália (o Brasil ganhou de virada, por 2 a 1, ficando com o 3º lugar). Mas o evento foi disputado na Argentina, em plena ditadura militar. Perto do estádio Monumental, palco da final, vítimas da ditadura foram torturadas na Escola Mecânica da Armada. A nossa memória é seletiva.

A última Copa, a de 2018, foi disputada na Rússia, poucos anos depois de Putin ter esmagado os protestos pró-democracia de 2013-2014 na Ucrânia e de invadido e anexado a Crimeia em 2014. A Rússia era tão autocrática em 2018 quanto é hoje. Por que não boicotamos?

O Qatar ocupa um constrangedor 114º lugar (entre 167 países) no Democracy Index 2021 da The Economist. Mas o Egito é o 132º da mesma lista. Vamos boicotar a COP27 a ser realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh em novembro deste ano? E vamos deixar de acompanhar o Paris Saint-Germain por ter sido comprado pelo Qatar Sports Investments, um fundo de investimentos vinculado ao governo do Qatar? É fácil ser ético, mas é muito difícil sê-lo sem incoerências.

Um boicote também pressupõe um determinismo ético que é sempre baseado em critérios que derivam de regulamentos pessoais e, por isso, dificilmente universalizáveis. A moralidade e a virtude –a distinção do certo e do errado– é contingente a experiências individuais subjetivas e a códigos culturais e religiosos específicos.

Mas deveremos, por isso, usar a dificuldade em sermos consistentes como subterfúgio para não sentirmos culpa a cada vez que ligamos a TV para assistirmos um jogo? Ou a parcialidade da ética?

Creio que continua a haver espaço para a indignação. Se a maioria dos jogadores contemporâneos se silenciam perante as deficiências éticas do mundo, preferindo firmar contratos que os obrigam ao eterno sorriso, o futebol brasileiro tem tradição de contestação.

Sócrates foi um ícone democrático, defendeu causas sociais e manteve voz ativa contra a ditadura. Paulo André foi um dos protagonistas do movimento Bom Senso F.C, que cobrava melhores condições no futebol brasileiro. Richarlison, atualmente no Tottenham, posicionou-se contra as queimadas no Pantanal e criticou práticas não científicas no combate à pandemia. O futebol não está fadado a ser monomaníaco.

No Qatar, a Confederação Brasileira de Futebol deveria permitir que os jogadores manifestem a sua indignação, caso o desejem. Dentro dos estádios, a censura da FIFA será ubíqua. Mas fora deles, nada deveria impedir os jogadores, ou a CBF, de prestarem homenagem a todos os trabalhadores mortos ou a manifestarem o seu apoio à sacralidade da democracia, tal como geralmente fazem contra o racismo. Por que parte dos prêmios de jogo não poderá ser canalizada para ONGs que apoiam os trabalhadores imigrantes, as famílias das vítimas, ou causas ambientais?

É naturalmente possível que algumas destas ações sejam táticas de relações públicas. Mas serão úteis. Servirão para nos relembrar que houve quem deu a vida para que houvesse a festa da Copa. E que os craques não são só aqueles que fazem gols.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.