Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça penhora 30% do salário de deputado petista por dívida eleitoral

Deputado federal Alexandre Padilha ainda pode apresentar novo recurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo determinou a penhora de 30% do salário do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

A decisão foi tomada em um processo aberto pela empresa Embalac Indústria e Comércio, de Sorocaba, que foi contratada para fornecer material para a campanha de Padilha ao governo de São Paulo, em 2014. A dívida, de acordo com o processo, é de cerca de R$ 107 mil, incluindo juros e multa.

Padilha recorreu da decisão de primeira instância argumentando que a verba salarial é impenhorável por lei e que sua remuneração líquida (R$ 23.317,86) fica abaixo dos 50 salários mínimos, de modo que a sua situação não se enquadra na exceção prevista na legislação.

Imagem em close mostra o rosto de um homem grisalho de óculos. Ele segura um microfone próximo a boca.
O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) - Bruno Santos-14.jun.2016/ Folhapress

A defesa do deputado afirmou também à Justiça que Padilha mantém uma vida simples, de classe média, e que a decisão vai comprometer a subsistência da sua família, considerado que parte da sua remuneração é empregada para suprir as necessidades da atividade parlamentar.

"O salário de parlamentar pode parecer significativo quando comparado à remuneração média do brasileiro, mas não passa do suficiente para suprir as necessidades da própria atividade parlamentar", disse no processo.

O TJ não aceitou a argumentação e confirmou a penhora dos valores, que deverá ser comunicada à Câmara dos Deputados nos próximos dias

O desembargador César Zalaf, relator do processo, declarou na decisão que os tribunais superiores têm considerado que é possível penhorar o salário desde que o percentual bloqueado não comprometa "a dignidade" do devedor, "não lesando o sustento mínimo da sua família".

Zalaf destacou também que Padilha tem uma segunda fonte salarial, como professor universitário, e que tal renda não foi atingida pela medida. Citou ainda as diárias e a ajuda de custo aos quais ele tem direito como parlamentar.

Além do salário do deputado, foi penhorado também 30% do faturamento do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (SP), excetuando as verbas provenientes do chamado fundo partidário.

O PT, que não nega a dívida, questionou apenas a atualização dos valores cobrados, argumentando que não poderiam incidir juros nem correção monetária, mas o recurso não foi aceito.

Padilha e o PT ainda podem apresentar novo recurso sobre a penhora do salário e do faturamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.