Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos

Balanço do Fórum Econômico Mundial

Brasil agradou na parte econômica, mas desapontou nas outras áreas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Terminou na última sexta (24) o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Estive lá e falei em três painéis relacionados a tecnologia. O fórum é um bom termômetro das pautas globais e consegue mapear os assuntos que estarão quentes ao longo do ano.

Uma consideração geral é que o Brasil agradou na parte econômica, mas desapontou em praticamente todas as outras áreas, incluindo sustentabilidade, ciência e tecnologia. 

É como se o país tivesse se tornado monotemático, indo na contramão do próprio lema do fórum este ano, que foi “stakeholder capitalism” (capitalismo de partes interessadas) —princípio de que empresas devem criar valor não só para acionistas, mas também para seus consumidores, empregados, fornecedores e comunidades.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em sessão do Fórum Econômico Mundial, em Davos - Ciaran McCrickard - 23.jan.20/Fórum Econômico Mundial

A ideia é um contraponto à máxima do economista Milton Friedman que gostava de dizer nos anos 1970 que “the business of business is business” (o negócio das empresas é o negócio). Em outras palavras, que nada mais importava a uma empresa a não ser ganhar dinheiro da forma mais eficaz possível, sem qualquer consideração externa.

Nesse sentido, a participação do Brasil foi muito mais alinhada à ideia de Friedman do que ao capitalismo de interesses propugnado pelo fórum. Em suma, nosso país soou velho.

Ficamos de fora, por exemplo, das grandes discussões sobre inovação e tecnologia. Países como China e Índia tiveram muito mais protagonismo em temas como inteligência artificial e quarta revolução industrial, um dos eixos mais importantes deste ano.

Dois painéis em especial me chamaram a atenção. Um deles, tratando do conceito de “supremacia quântica”.

Em 2019, o Google anunciou ter conseguido provar pela primeira vez a existência da computação quântica. Realizou um cálculo que não pode ser feito por nenhum computador atual. Isso representaria o momento em que essa nova tecnologia estaria definitivamente entre nós, ainda que suas aplicações hoje não sejam úteis.

A conquista do Google foi contestada pela IBM, que alegou que há computadores atuais que 
poderiam ter feito o mesmo cálculo em um tempo aceitável. O importante, porém, é que quem dominar a computação quântica terá vantagem competitiva importante (daí o termo “supremacia”). Pensar sobre isso é tarefa para qualquer país que queira ser um ator global.

O outro painel que me chamou a atenção, do qual participei, teve o nome “quando humanos se tornam ciborgues”.

O objetivo foi discutir interfaces entre máquinas e seres humanos e suas repercussões. Apesar do tema parecer futurista, a preocupação é atual. Um dos pontos que levantei é que, na medida em que o cérebro humano se conectar a máquinas, isso levará a uma coleta permanente de dados. Mais do que isso, abrirá o caminho para entender o funcionamento do cérebro de forma mais profunda.

Isso traz riscos, inclusive de manipulação política, bem maiores do que hoje. Alguém lembrou: “Temos um cérebro forjado no Paleolítico, temos instituições forjadas na Idade Média e temos tecnologias futuristas”. O contraste entre esses três ainda vai gerar muitas questões de difícil solução.

Reader

Já era pesquisar remédios só por meio de testes clínicos

Já é desenvolver remédios por meio de dados coletados digitalmente de um grande segmento populacional

Já vem desenvolver remédios com inteligência artificial

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.