Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos
Descrição de chapéu Folhajus tecnologia G20

No G20, Brasil pode liderar em tecnologia

País já figurou como uma das vozes mais importantes na área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em dezembro o Brasil presidirá o G20, o fórum que reúne as 20 maiores economias do mundo. O G20 representa mais de 80% do PIB mundial e inclui países que hoje lideram a agenda tecnológica como Estados Unidos, China, União Europeia, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul.

O Brasil assume a presidência depois da Índia, Itália e Indonésia. Todos esses países tiveram algo em comum: colocaram a questão da transformação digital como central. Pode parecer improvável, mas nosso país já foi líder global na questão da tecnologia. De 1996 a 2014, atuamos como uma das vozes centrais para decidir como a internet deveria ser governada.

Por exemplo, aprovamos em 2007 resolução inédita a favor do desenvolvimento na Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Realizamos em 2014 uma das principais reuniões globais sobre a internet em São Paulo.

Brasil tem a chance de voltar a liderar as inovações tecnológicas G20 - Eduardo Knapp/Folhapress

A partir de 2014, nosso protagonismo se dissolveu. Mas não morreu. Foi ouvido e assimilado por outros países, como a Índia, que se tornou campeã na promoção de agendas tecnológicas, inclusive sobre o tema da chamada "infraestrutura digital pública" (sobre a qual já escrevi aqui).

No mundo de hoje, a infraestrutura digital é tão importante quanto a física. Funciona como alicerce para o processo de inclusão social e financeira contemporânea. A Índia viu isso na prática. Criou uma identidade digital no país, chamada Aadhaar. Em dez anos, fez com que a bancarização no país saltasse de 17% para 80%, ultrapassando em 2018 em muito a média global. Estamos falando de 600 milhões de pessoas que não tinham acesso a serviços financeiros e passaram a ter.

A Índia apostou em dois pilares digitais que possuem equivalentes no Brasil. O primeiro é o Aadhaar, para identidades, lançado em 2009. O sistema tem hoje 1,2 bilhão de usuários. Nosso similar é o sistema "Gov.br". Apesar de ter sido lançado só em 2019, vem colhendo sucessos.

O outro projeto foi o UPI, sistema de pagamentos similar ao nosso Pix. Lançado em 2016, hoje ele é dominante. Só em agosto de 2023 executou 10,5 bilhões de transações. Nosso Pix, que completa dois anos neste mês, também é sucesso. Já tem 138 milhões de usuários.

Está na hora de o Brasil retomar o bastão (muito bem conduzido) pela Índia e voltar a liderar. Temos muito a mostrar, podendo ir além. Por exemplo, o Portal da Transparência Pública, criado em 2004. Nosso DataSus (que usa blockchain). O Conecta.gov.br para troca de informações entre órgãos públicos. A Nota Fiscal Eletrônica. E agora o Drex, o real digital, que poderá ser usado em contratos inteligentes, inovação capaz de fazer inveja a qualquer país.

Outra liderança que podemos assumir é em inteligência artificial. O G20 é um dos principais fóruns para isso. Se as big techs dominam a conversa, o Brasil pode mostrar como a Unicamp criou uma espécie de ChatGPT nacional voltado para a saúde, que pode ter impacto positivo imenso na saúde pública.

Durante sua presidência, o Brasil tem a chance preciosa de liderar de novo em geopolítica tecnológica. Podemos atuar junto às 20 maiores economias do mundo e pensar a transformação digital de forma diferente e ousada. Podemos ajudar a responder a uma das perguntas cruciais dos nossos tempos: o que queremos da tecnologia? No G20, podemos construir essa resposta de forma prática.

Já era Protagonismo do Brasil em governança tecnológica no plano internacional

Já é Brasil assumindo a presidência do G20

Já vem Possibilidade de atuar para que a inteligência artificial seja pensada como infraestrutura digital pública

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.