Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Vida na ponte aérea

Fiz a conta: 768 voos entre Rio e São Paulo em 16 anos. Não é possível. Mas foi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leio na Folha que a ponte aérea Rio-SP está fazendo 60 anos. Significa que, quando viajei nela pela primeira vez, em 1977, com grande atraso, ela tinha 18. O atraso se explica —passara a vida no Rio, morara na Europa e fora quatro ou cinco vezes a Nova York, mas nunca a São Paulo. Em compensação, à primeira vez logo se seguiram outras, até que fui morar lá, em janeiro de 1979 —e onde fiquei até dezembro de 1995, quando voltei para o Rio.

Nesses 16 anos em São Paulo, trabalhando em quatro revistas, dois jornais e uma agência de propaganda —não ao mesmo tempo—, vim ao Rio uma média de duas vezes por mês, quase sempre a trabalho. Duas vezes por mês são 24 vezes por ano. Como foram 16 anos, multiplicando 24x16 teremos 384 viagens. Ao ver este número, tomo um susto. E só então me lembro de que, em 1995, quando comuniquei a amigos do Rio que ia voltar, um deles estranhou: "Mas, como, se você nunca saiu?". 

Considerando-se que todas as viagens eram de ida e volta, temos que multiplicar por dois para saber o número de voos —768! Não é possível, digo eu. Mas foi. E era uma delícia. Não se escolhiam companhias, voos ou lugares. Era chegar, comprar a passagem, embarcar no primeiro avião e, já dentro dele, procurar um assento --daí ser uma "ponte aérea". E funcionava bem. Às 9 da noite de 31 de dezembro de 1980, eu estava acabando de escrever uma reportagem na redação da Playboy, na rua do Curtume, em São Paulo, e com um encontro marcado no Réveillon do morro da Urca, no Rio, à meia-noite. Pois cheguei a tempo. 

Naqueles 768 voos, atravessei duas gerações de aviões, comandantes e aeromoças. Peguei voos ótimos e péssimos, sofri duas arremetidas e viajei ao lado de praticamente todo mundo. 

Um deles, Pelé. Chegou atrasado, saltou por cima de mim e sentou-se à janela, já dormindo e roncando. Só acordou no Rio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.