Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Falsas verdades

'Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band', dos Beatles, não foi o primeiro álbum conceitual da história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ideia de que, para muitos de nós, o mundo só começou quando nascemos teve mais um exemplo há dias com um artigo, desta vez online, atribuindo pela milésima vez aos Beatles façanhas que eles não cometeram —nem precisavam.

Não é verdade, por exemplo, que “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, de 1967, tenha sido o “primeiro álbum conceitual da história” —gravado com um repertório previamente planejado, contrariando a suposta praxe de compilações de singles estilo “Grandes Sucessos”. Pois, se era isso, “Sgt. Peppers’s” não foi nem o 10.000º conceitual da história. As compilações existiam, mas, em 1967, os LPs planejados eram mais que lugar comum.

Se por “conceitual” entende-se o disco formado ao redor de uma ideia, eles já abundavam desde os anos 50, com os incontáveis “música para sonhar”, “para amar” etc., do arranjador americano Paul Weston e mundialmente copiados. Os songbooks, dedicados à obra de um compositor, também eram conceituais. E os LPs cujos repertórios tinham uma unidade estilística ou temática, como os de Frank Sinatra ou Doris Day, eram, esses sim, praxe.

Diz o artigo que “Sgt. Pepper’s” foi o primeiro a usar overdubbing. Será? E os LPs do Les Double Six, grupo vocal francês criado em 1959 por Mimi Perrin, em que as seis vozes se tornavam 12, com cada membro gravando em cima exatamente do que cantara em conjunto? E o Lambert, Hendricks & Ross, de 1957, em que, com o multitrack, as três vozes faziam todos os instrumentos da big band de Count Basie?

Ringo Starr, primeiro baterista cantor? Pois perdeu longe para Quartera, baterista e 2ª voz de Os Cariocas, grupo vocal formado em 1948. E a ideia de um disco trazer as letras é muito anterior a “Sgt. Pepper’s”. Em “A Noite do Meu Bem”, de Lucio Alves, em 1960, as letras do lado A vinham impressas na capa do LP e as do lado B, na contracapa. Quem pode superar isso?

Capa do disco 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band', dos Beatles - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.