Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Ascensão e queda de Hugh O'Brian

Wyatt Earp nunca usou aquele revólver e nem foi tão herói assim no Curral OK

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Domingo último (16), ao refutar a história de que a morte de um astro do cinema representa o “fim de uma era”, incluí entre os atores ainda vivos Hugh O’Brian, um nome dos anos 50 pela série de TV sobre Wyatt Earp, herói do famoso tiroteio do Curral OK em 1881. Um leitor me corrigiu: O’Brian morreu em 2016, aos 91 anos. Fui conferir e era isso mesmo. Sua morte me escapou na época e me levou a dar-lhe essa sobrevida. Mas, sabendo de sua carreira e de uma triste história sobre ela, acho que fiz bem. É a prova de que, pelo menos no Brasil, Hugh O’Brian não foi esquecido.

A rigor, O’Brian só existiu nas seis temporadas, 1955-61, em que viveu Wyatt Earp na TV americana —no Brasil, a exibição começou em 1959. Eram episódios semanais de meia-hora, sóbrios, bem escritos, quase adultos, diferente dos outros faroestes da TV. O’Brian usava um chapéu preto de aba reta, colete acetinado e, sua marca como Wyatt Earp, um revólver com 30 cm de cano.

Quando a série acabou, O’Brian, que nunca tivera grande carreira, voltou a não tê-la e seu nome passou a ser usado em Hollywood para descrever a crueldade do sistema. Segundo a história, no passado, quando seu agente o oferecia a um produtor, este dizia: “Quem é Hugh O’Brian?”. Com o sucesso de Wyatt Earp, o produtor passou a exigir do agente: “Me consiga Hugh O’Brian!”. O’Brian deixou de ser Earp, mas, como seu tipo dera certo, o produtor pedia: “Me consiga um novo Hugh O’Brian!”. Até que, com os anos, o agente o oferecia e ouvia de novo: “Quem é Hugh O’Brian?”.

Era uma injustiça. Graças a O’Brian, Wyatt Earp ficou na memória de uma geração como um homem justo e ponderado, e não como o pistoleiro, ladrão de cavalos, trapaceiro, dono de bordéis e bígamo da vida real.

E que, ao contrário de O’Brian, também nunca usou o tal revólver, um Colt Buntline 45, e sequer passou de coadjuvante no tiroteio do Curral OK.

O ator Hugh O'Brian, que interpretou Wyatt Earp na série de faroeste dos anos 1950
O ator Hugh O'Brian, que interpretou Wyatt Earp na série de faroeste dos anos 1950 - Divulgação/TV Guide/CBS

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.