Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Bolsonaro mais perigoso do que nunca

Há meses sugeri focinheira, camisa de força e jaula para ele. Agora é tarde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há seis meses, escrevi neste espaço que só havia uma maneira de parar Jair Bolsonaro: neutralizando-o com uma focinheira, metendo-o numa camisa de força e trancando-o numa jaula. Ciente do risco de cada uma dessas etapas —poucos animais são tão perigosos quanto Bolsonaro—, sugeri o único plano que, a meu ver, tornaria a operação segura e factível. Transcrevo:

Seria uma ação conjunta, tipo Swat ou Mossad, envolvendo várias equipes de elite, mestras em artes marciais, resistência e coerção. Uma das equipes se jogaria sobre Bolsonaro de surpresa, imobilizando-o pelo tempo suficiente para que outra lhe aplicasse a focinheira. A salvo das mordidas e cusparadas da besta-fera, as duas equipes, com a ajuda de uma terceira, o enfiariam numa camisa de força. Por fim, as três o arrastariam a uma jaula com grades eletrificadas.

Alguns leitores argumentaram que até Bolsonaro tem direito a um processo justo, composto de indiciamento, denúncia, oitiva de testemunhas, distribuição para a respectiva vara, pedido de licença para arguição do preceito fundamental, aprovação de 2/3 da Câmara, parecer do relator, recursos infringentes, leitura da ata da reunião de condomínio, masturbação a céu aberto e outros trâmites obrigatórios da Justiça brasileira. Concordei, mas observei que a expectativa de vida do brasileiro não é suficiente para assistirmos à conclusão desse processo. Teremos todos morrido antes.

Bem, minha sugestão não foi levada em conta e chegamos ao que se viu em Brasília e São Paulo no 7 de Setembro —os rosnados de Bolsonaro atingindo o auge do paroxismo. Em resposta, os homens com voz e garras suficientes para contê-lo calçaram luvas e miaram.

O consolo é que, com sua incontrolável índole hidrófoba, Bolsonaro afugenta os próprios aliados. A fera está cada vez mais isolada. O que a fará recrudescer seu grau de bestialidade e a tornará mais perigosa do que nunca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.