Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

De repente, Alvaro Moreyra

Frases do jornalista, cronista e dramaturgo de cujos livros se dizia que eram um sorriso por escrito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Às vezes, ocupados com nosso tempo, esquecemos como já se escreveu bem no passado. Há dias (13/9), apresentei aqui as frases do crítico Agrippino Grieco (1888-1973) e, para muitos, foi uma revelação. Empolgado, fui vasculhar outra admiração, o jornalista, cronista e dramaturgo Alvaro Moreyra (1888-1964). Outro estilo e sensibilidade, mesma magia e grandeza. Eis algumas de suas frases:

“O Brasil sempre veio de fora. Principiou em 1500 e não terminou ainda.” “As cartas dos suicidas não levam selos.” “Esqueci o berço. Não esqueci o colo.” “O céu é uma cidade de férias.” “Nascemos para a companhia. O amor é um canto coral.” “Das estações, a que tem nome de mulher é a que revela a vida eterna: a primavera.” “No sábado, muita gente vai para fora. Eu, em geral, vou para dentro.”

Primeiras edições da obra de Alvaro Moreyra e edição especial, em grande formato, de "As Amargas, Não..." - Heloisa Seixas


“Sou contra o equilíbrio. Acho que a gente deve cair para poder levantar-se.” “Não nasci para chefe. Chefe manda. Eu peço. Peço que não me mandem.” “Um amigo que morre é um amigo que nunca se perde.” “Um corpo nu é a realidade. Um corpo coberto é a imaginação. Esconder a nudez —eis uma ideia do Diabo.” “Falar é despedir-se. Estas palavras não voltarão.”

“Cada um carrega o seu deserto.” “Que biblioteca, a velhice!” “Ninguém é. Todos parecem. Somos tantos quanto os que nos vêem, inclusive cada um de nós quando se olha.” Em seu 11º dia de prisão, em 1939, numa cela com outros opositores de Getulio Vargas: “Hoje entrou um espelho aqui. Foi uma alegria: o cubículo se encheu de caras conhecidas”.

“É um pássaro pousado, quieto, na ponta de um ramo. De repente, abre as asas, atira-se no espaço, voa. É outro pássaro.” “Na evolução do corpo, a macaca fica sempre esquecida. É uma injustiça contra ela e contra a mulher. A macaca foi uma grande avó.” “O burro é um perdão ambulante.” “De todas as artes, a vida ainda é a mais inteligente.” “A vida é a fila da morte. Nada de cara amuada na fila!” “Boa piada, a vida...”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.