Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu Facebook instagram

Nas redes sociais, o poder em poucas mãos

Pobre Hollywood. Pagou por produzir Cidadão Kane e obrigar o dono do Cine Bijou a exibi-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 1949, uma lei antitruste nos EUA proibiu que os estúdios de cinema, além de produtores, fossem também os distribuidores de seus próprios filmes e proprietários das cadeias de cinemas que os exibiam. Até então, os arrendatários desses cinemas tinham de absorver toda a produção, gostassem ou não de tal filme. Obrigados a vender suas salas, os estúdios perderam o controle porque, com a lei, os novos donos delas podiam programar o que quisessem e eles, claro, preferiam os "grandes filmes".

Os estúdios —Metro, Paramount, Warner, 20th Century-Fox, Columbia e Universal— tiveram de enxugar a produção e a folha, demitindo atores, diretores, roteiristas, cenógrafos, músicos, técnicos e operários. Com o surgimento dos produtores independentes, foi o fim daqueles potentados e, em consequência, de gêneros como o musical e o western, que exigiam especialistas ao alcance da mão. Nos anos 70, os estúdios já tinham sido absorvidos por gigantes dos combustíveis, hotéis, imóveis, TV e comunicação. Deles, hoje, só restam as marcas. A Disney é exceção --nanica nos anos 50, não foi afetada e multiplicou-se.

Só o cinema sofreu. As multinacionais de óleo continuaram a extrair petróleo, transformá-lo em gasolina e vendê-lo em seus postos. As da música popular nunca deixaram de gravá-la, imprimi-la em suas mídias e controlar sua venda. E a Amazon, que começou como uma livraria eletrônica destinada a destruir as livrarias físicas, hoje também edita livros para destruir as editoras, assim como ameaça fazer com as fábricas de eletrônicos, fogões, câmeras, tênis, fraldas, ração de cachorro e até foguetes espaciais.

Sem falar na família mamute, o Facebook, a quem pertencem o Messenger, o WhatsApp, o Instagram e outras mandingas que levam 2,7 bilhões de pessoas ao desespero se derem pane por algumas horas.

Pobre Hollywood. Pagou por produzir "Cidadão Kane" e obrigar o dono do Cine Bijou a exibi-lo.

Livros contendo a produção dos grandes estúdios de Hollywood até 1980
Livros contendo a produção dos grandes estúdios de Hollywood até 1980 - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.