Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

O passado logo ali

Se os filmes de qualquer época estão todos em DVD ou no streaming, por que ter saudade deles?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gosto de escrever sobre cinema com certa regularidade nesta coluna, embora, às vezes, alguém me reprove por só falar de filmes antigos. Mas nem podia ser diferente: minha única ida ao cinema nos últimos dez anos foi para uma sessão especial de "Um Corpo que Cai" (1958), de Hitchcock, em versão restaurada. Sessão, aliás, memorável, exceto pelos maxilares triturando pipoca ao meu redor e competindo com a música de Bernard Herrmann.

Outro dia, no entanto, um leitor me acusou de "ter saudade dos filmes que vi aos 20 anos". Aí, não. Isso definitivamente não é verdade --embora, se fosse, que mal haveria? Meus 20 anos se deram em 1968, ano em que estrearam aqui "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, "Persona", de Ingmar Bergman, "A Bela da Tarde", de Luís Buñuel, "A Chinesa", de Jean-Luc Godard, "Bonnie & Clyde", de Arthur Penn, "Playtime", de Jacques Tati, "A Dança dos Vampiros", de Roman Polanski, "À Queima-Roupa", de John Boorman, "O Planeta dos Macacos", de Franklin Schaffner, e outros. Que ano para ir ao cinema, não?

Na verdade, tenho mais saudade dos filmes a que minha mãe deve ter assistido nos seus 20 anos, em 1944: "Pacto de Sangue", de Billy Wilder, "Consciências Mortas", de William Wellman, "Original Pecado", de George Stevens, "Entre a Loura e a Morena", de Busby Berkeley, "O Bom Pastor", de Leo McCarey, "À Meia-Luz", de George Cukor, "Laura", de Otto Preminger.

Ou dos que meu pai viu nos 20 anos dele, em 1930: "Anna Christie", de Clarence Brown, com Greta Garbo, "Hotel da Fuzarca", com os Irmãos Marx, "A Arca de Noé", de Michael Curtiz, "Sem Novidades no Front", de Lewis Milestone ,"Melodia da Broadway", o primeiro musical, "Anjos do Inferno", clássico da aviação.

Grandes tempos e grandes filmes, e todos estão disponíveis no Brasil em DVD ou no streaming. Com o passado logo ali, na prateleira, quem precisa ter saudade?

Laser disc de A Bela da Tarde e DVDs de Playtime, 2001, Persona e À Queima-Roupa, clássicos do cinema lançados no Brasil em 1968
Laser disc de A Bela da Tarde e DVDs de Playtime, 2001, Persona e À Queima-Roupa, clássicos do cinema lançados no Brasil em 1968 - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.