Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu desmatamento

Amazônia viva por um futuro melhor

Já conhecemos os caminhos e as soluções. Agora precisamos de vontade política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Nobre

Climatologista, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, foi eleito em maio de 2022 como membro estrangeiro da Royal Society

A atual configuração geográfica da bacia amazônica é fruto de dezenas de milhões de anos de evolução geológica e biológica, que acabou gerando a maior biodiversidade do planeta: entre 10% e 15% de todas as espécies da fauna de vertebrados e das plantas vasculares estão na Amazônia, que ocupa menos de 4,7% da superfície terrestre continental. Ao longo de 12 mil anos, essa floresta exuberante foi a morada dos povos originários da América do Sul, que transformaram a paisagem cultivando e manejando o solo e a biodiversidade.

Desmatamento no município de Apuí, no sul do Amazonas - Lalo de Almeida - 20.ago.20/Folhapress


Essa relação ancestral acabou produzindo uma visão de mundo e um sofisticado conhecimento ambiental fundamentais para que enfrentemos as crises ambientais, socioeconômicas e éticas da sociedade atual.


A Amazônia perdeu 18% de sua floresta em pouco mais de cinco décadas. O avanço do desmatamento esteve muitas vezes relacionado a abusos dos direitos humanos, à emergência de economias clandestinas e à grilagem de terra, estimulados pela falácia de tornar produtivas aquelas terras.


Secas, queimadas, ondas de calor, risco de epidemias decorrem da degradação da floresta e das mudanças climáticas globais, com impactos nefastos para a saúde e o bem viver do planeta.


O modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia ainda precisa ser construído, e deve ser fundamentado em pilares de justiça e inclusão social, no fortalecimento das populações indígenas e comunidades locais, enquanto conservamos a floresta em pé e os rios saudáveis.


Nós já conhecemos os caminhos e as soluções. Agora precisamos de vontade política.

*Esta coluna foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Em julho, colunistas cedem seus espaços para refletir sobre o papel da ciência na reconstrução do Brasil. Ruy Castro cedeu seu espaço desta semana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.