Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu Pix

Bolsonaro, finalmente, ex

Do Pix ao Drex, só não se lhe poderá perguntar as horas. Ele botou à venda seu Rolex

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Justamente agora, que aposentei meu talão de cheques e comecei a me habituar ao Pix, os cérebros das finanças vêm aí com o Drex. É uma nova moeda digital, prima do Pix e com a mesma tecnologia das criptomoedas, só que, ao contrário destas, à prova de hackers e apta à transferência de gigantescas quantias sem o controle do Banco Central. Pelo que li, o Drex já está circulando em fase experimental desde março, o que significa que foi concebido no ano passado, quando Bolsonaro ainda tinha certeza de vitória nas eleições, eternização no poder e impunidade perpétua.

Não que Bolsonaro seja pessoalmente adepto de transações bancárias. Toda a sua carreira de tubarão imobiliário —mais de 100 apartamentos, casas, salas e terrenos em vários estados— foi feita com dinheiro vivo, acumulado à base de altos salários e dos salários de funcionários fantasmas e, como acabamos de descobrir, de interceptação, contrabando, ocultação e venda de joias por um office boy fantasiado de militar. Imagino o transporte desses valores em espécie pelas ruas de Rio, São Paulo e Brasília, em carros-fortes com homens armados, porta-malas abarrotados de cédulas e porta-joias em escaninhos secretos.

Não sei o que Bolsonaro cometeria com o Drex que não pudesse cometer com ou sem o Pix, mas imagino que, em seu ameaçador segundo governo, seríamos brindados com novas moedas passíveis de salamaleques, talvez denominadas Ônix, Fênix, Cômix, Cérvix, Cóccix, Mix, Remix, Matrix (pronunciado mêitrix), Sex, Tex-Mex e até Oedipus Rex. Tudo, menos as formas tradicionais de pagamento sujeitas a rastreamento, como cheques e contracheques.

Na verdade, hoje temos consciência de que os rombos que Bolsonaro custou ao país e pelos quais terá de responder foram coisa de pulhas e moleques.

Só não se lhe poderá perguntar as horas. Bolsonaro, finalmente ex, botou à venda seu Rolex.

Símbolo da moeda digital Drex - Banco Central do Brasil

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.