Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Homens que sabiam demais

O assassinato de Marielle está custando caro a quem o praticou e a quem o encomendou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De todos os crimes previstos no catálogo, um dos com mais agravantes é a obstrução da Justiça. Comete-se um assassinato e pode-se pegar longa cana por ele; mas, se se tenta impedir que a lei chegue a quem o encomendou, a pena deveria dobrar. Afinal, o encobrimento, às vezes, é mais complexo do que o crime em si. Exige o apagamento tanto de armas, impressões digitais, pistas telefônicas, transações bancárias, câmeras de segurança e processos judiciais quanto de testemunhas, cúmplices e intermediários.

O assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, no Rio, passa por isso desde 2018. Nesses cinco anos, as investigações começaram, foram interrompidas, retomadas, evoluíram, pararam de novo, transferidas do Rio para Brasília e sabotadas pelas mais diversas instâncias por quanto tempo possível. Tudo para manter o ou os mandantes a salvo.

E quanto não está custando silenciar de vez certos envolvidos na história? Em 2018, um mês depois da execução de Marielle, Lucas Silva, o Todynho, foi morto a tiros em Bangu. O ex-policial Adriano da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime, em 2020, na Bahia. O braço-direito de Adriano, Luiz Carlos Martins, o Orelha, em 2021, em Realengo. Outro ex-policial, Edmilson de Oliveira, o Macalé, também em 2021 e também em Bangu. E Helio Ferreira, o Senhor das Armas, este ano, no Anil. Todos eram homens que sabiam demais.

Mas ninguém saberá mais do que o também ex-PM Ronnie Lessa, já preso como autor material do crime. Sua prosperidade é a prova. Entre seus bens, incluem-se um terreno de 3.500 metros quadrados no condomínio Portogalo, em Angra dos Reis; um imóvel num condomínio em Mangaratiba; dois carros blindados, avaliados em R$ 150 mil cada; e uma casa no condomínio Vivendas da Barra, tendo como vizinho e colega de patuscadas Jair Bolsonaro.

Incrível o que o salário de um ex-PM pode comprar.

0
Escadaria Marielle Franco da rua Cardeal Arcoverde no bairro Pinheiros - Eduardo Anizelli/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.