Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Ao som da Marselhesa, França destrói marcas

Povo blasé abraçou a delegação em sua melhor campanha da história da competição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Ouvis nos campos rugirem esses ferozes soldados? Eles vêm até nós, degolar nossos filhos, nossas mulheres. [agora vem o refrão…] Às armas, cidadãos, formai vossos batalhões. Marchemos, marchemos. Nossa terra do sangue impuro se saciará."

Esta é parte da letra do hino francês, com a melodia mais linda do mundo, mas a letra… Como se vê, não é exatamente um hit de Sandy & Júnior. Digamos que seja um "pátria amada, idolatrada, salve, salve" com roteiro de Quentin Tarantino, sem céu risonho e límpido.

A Marselhesa —que nasceu como um canto militar e foi adotado como hino— é também uma das marcas dos Jogos de Paris.

Torcida francesa nas quartas de final do basquete feminino, contra a Alemanha
Torcida francesa nas quartas de final do basquete feminino, contra a Alemanha - Brian Snyder/Reuters

O francês blasé de antes das Olimpíadas abraçou a delegação em sua melhor campanha da história da competição —excetuando a aberração dos Jogos de 1900, quando fizeram vários pódios com ouro, prata e bronze; aliás, eles fazem questão durante as partidas olímpicas de exaltar os Jogos de 1924, mas ninguém dá pelota para os de 1900.

Dito isso, até a conclusão destas linhas, a França já estava com 49 medalhas na conta, 13 de ouro.
São 16 pódios a mais do que em Tóquio-2020, ou 6 a mais que em Pequim-2008, as melhores Olimpíadas em quantidade depois de 1900. Em ouro, ainda estão atrás de Atlanta-1996 (15 a 13), mas estão chegando.

E outras medalhas estão asseguradas, como a do vôlei masculino, após derrotar a Itália, com Marselhesa. No futebol masculino, idem, com direito a estrela do professor-monsieur Thierry Henry e vingança contra a Argentina —se bem que a vitória nas Olimpíadas nunca apaga a derrota na Copa.

No basquete masculino, o time do unicórnio Victor Wembanyama enfrenta a campeã mundial Alemanha, com chances de passar para a final. Nas quartas, contra o Canadá, passaram boa parte do jogo com dianteira confortável. E quando os canadenses ameaçaram uma reação, lá veio ela, a Marselhesa. Em seguida, cesta de três francesa.

Com as mulheres, também estão na semifinal do basquete e do handebol.

Até no surfe, alguém deve ter cantado a Marselhesa embaixo d’água, no Taiti, porque o ouro ficou com Kauli Vaast, não exatamente o moço mais cotado antes dos Jogos.

A torcida empurrou qualquer sujeito-atleta com escudo francês no judô, enlouqueceram na esgrima, no belo Grand Palais, e impulsionaram até o mesa-tenista Alexis Lebrun.

Na natação, o jovem Léon Marchand, 22, foi alçado à categoria de ídolo após faturar quatro medalhas de ouro e uma de bronze —o país Marchand estaria na frente do Brasil no quadro de medalhas.

A Marselhesa para Marchand foi antes, durante e depois. Nos dias após as conquistas, desfilou a medalha orgulhoso para uma plateia ainda mais orgulhosa, seja no Club France, no Parc de La Villette, seja no Trocadéro, no Parque dos Campeões.

E nos 400 m com barreira do atletismo? Todos diziam que o pódio estava certo, como o de Tóquio-2020, só precisava definir a ordem: Karsten Warholm (Noruega), Rai Benjamin (EUA) e Alison dos Santos (Brasil).

Porém, quem aparece com pinta de querer estragar a brincadeira? Um francês, claro, Clément Ducos, do grande clã Ducos. Só para deixar a nossa vida "très difficile".

Ops, a França ganhou a 50ª medalha. Como diria desde a Copa de 1998 o amigo José Henrique Mariante, também desta Folha e também em Paris, eles já começam a ganhar no hino, "marchez, marchez".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.