Suzana Herculano-Houzel

Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Suzana Herculano-Houzel

Quem quer ser cobaia e entrar para a história?

Não sabemos o que será descoberto graças aos brasileiros infectados, mas temos grandes chances

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pandemias ensinam muito. A desgraça imediata é só o começo; a ciência continua aprendendo com os que sobrevivem. Nesse aspecto, Brasil e EUA estão fazendo sua parte e dando uma grande contribuição para a ciência da próxima década.

É uma questão de matemática básica que não precisa de doutorado para entender: quanto mais cobaias forem infectados, mais oportunidades teremos para observar não só como o vírus age e detona células variadas em graus variado mas também para aprender princípios básicos até então impensados, sobretudo com os infectados sobreviventes e sequelados, aqueles que se consideravam assintomáticos.

Veja a pandemia de 1919. Graças a ela aprendemos que adormecer não é um processo passivo, que para acontecer basta procurar um lugar tranquilo e fechar os olhos. Não: a alternância natural de sono e vigília depende de uma gangorra funcional entre duas partes do hipotálamo.

Sabemos isso graças aos nobres participantes de manifestações, paradas, festas e demais aglomerações que, pouco mais de um século atrás, tiveram a sorte de não sucumbir da gripe ou seja lá quais foram de fato os vírus circulantes na ocasião, já que não havia testes de PCR ou anticorpos na época e perdemos uma grande oportunidade de saber mais. Mas já estou divagando.

Voltando ao assunto: o vírus da vez arrasou com os jovens, boa parte saudáveis, então uma boa parcela dos sortudos infectados não morreu logo de cara, o que os mais oportunistas dos cientistas souberam aproveitar.

Um deles, o romeno Contantin von Economo, trabalhava como médico no Hospital Geral de Viena, na Áustria, e notou que durante a pandemia, vários sobreviventes tinham o sono radicalmente alterado -- mas de maneiras diferentes.

Uns ficaram num estado de estupor e sonolência constante; outros, insones. Conforme morreram, von Economo comprovou o que suspeitava: mesmo quando o vírus da vez não matava, ele destruía partes diferentes do hipotálamo, daí a sonolência ou a insônia.

O suíço Walter Hess pegou a deixa e comprovou que bastava estimular uma ou outra parte do cérebro para fazer um animal acordar ou adormecer.

Não sabemos o que será descoberto graças aos cobaias brasileiros, mas temos grandes chances. Já sabemos que o vírus da vez tem, sim, potencial de infectar o cérebro. O olfato, por exemplo, vai embora. Com só um pouquinho de sorte, a neurociência reconhecerá em livros num futuro não muito distante os valentes esforços dos brasileiros para se tornar campeão de cobaias infectadas. Quem quer ser mais um e entrar para a história?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.