Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo
Descrição de chapéu Venezuela

Eleição na Assembleia coloca em risco liderança de Guaidó

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A poucas semanas de completar um ano como líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó encontra-se em sua fase mais difícil. Embora exista um acordo entre os parlamentares, de maioria opositora, de que ele seria reeleito como presidente da casa no pleito do próximo dia 5 de janeiro, hoje sua liderança está em risco.

Para relembrar, a eleição de Guaidó foi fruto de uma estratégia de opositores presos ou exilados. Seu objetivo era colocar adiante do único órgão considerado legítimo um político jovem, carismático, que também servisse para conquistar a simpatia internacional. 

Os primeiros meses de seu mandato foram um sucesso. Guaidó recuperou o entusiasmo dos venezuelanos e lotou as ruas de Caracas e das principais cidades do país em numerosos atos marcados pela euforia dos que desejam o fim da ditadura.

Fora das fronteiras, conseguiu o reconhecimento de mais de 50 países, obteve apoios financeiros volumosos e deu publicidade para a crise humanitária que vive a Venezuela.

Por outro lado, os contratempos e erros acumularam-se. Duas ofensivas fracassaram: a falida entrega da ajuda internacional organizada para ocorrer de modo cinematográfico em Cúcuta, em fevereiro, e a tentativa de estimular uma rebelião das Forças Armadas, em abril.

Outros elementos foram se juntando a isso: um desgaste de popularidade por conta de objetivos não alcançados e, recentemente, as acusações de corrupção de parlamentares ligados a ele.

Sempre é bom lembrar a dificuldade de lutar contra uma ditadura. O poder tem armas de fogo, capacidade de repressão, dinheiro lícito e ilícito, e a possibilidade de torturar e encerrar em masmorras seus inimigos. Qualquer cobrança de resultados de Guaidó precisa levar isso em conta e concluir que, apesar das dificuldades, ele conseguiu muito em um ano. Mas não o suficiente.

Agora, encontra-se com a possibilidade de não ser reeleito. Menos por uma falta de lealdade de seus seguidores dentro da Assembleia, mas pelo fato de a ditadura estar atuando para impedir que isso aconteça. Maduro mandou seus congressistas, minoritários, voltarem ao parlamento, e armarem uma bancada mais expressiva. Além disso, vem oferecendo até US$ 1 milhão para quem mudar de voto para que Guaidó perca o pleito.

Tudo aponta para uma necessidade urgente de mudar de estratégia. Como? Primeiro, reconhecendo que apenas chamar manifestações não resolve nada, pois os venezuelanos se cansaram de marchar em vão.

Depois, que as tentativas de diálogo fracassaram pela debilidade dos mediadores e pelas cisões da oposição. Uma intervenção militar está descartada por qualquer aliado com bom senso. Portanto, a saída tem de ser política, mas usando novos instrumentos, envolvendo outros atores da sociedade e deixando de lado antigas diferenças.

Tantas convulsões na América Latina fazem com que uma das tarefas urgentes de Guaidó seja a de trazer de novo o foco internacional para a crise humanitária. Igualmente urgente é mobilizar a sociedade e quem quer que possa ajudar para atender os que passam fome e os que morrem em hospitais sem recursos. 
Estes, sim, é que não podem esperar nem mais um minuto.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.