Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo
Descrição de chapéu Argentina América Latina

Argentina sempre acolheu imigrantes, mas endurece aplicação de regras

É de má-fé afirmar que estrangeiros estão sendo expulsos por racismo ou autoritarismo; ao menos por enquanto, não é o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


A Argentina sempre foi um país permissivo em termos migratórios; faz parte da tradição cultural e política do país. Buenos Aires é uma das cidades mais cosmopolitas da América Latina.

No século 19, a imigração de europeus foi estimulada, na gestão de Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874). Não é à toa que as comunidades italiana e espanhola marcam até hoje a cultura, a gastronomia e o idioma do país. Também a comunidade judaica argentina está entre as maiores do mundo.

A elite argentina gosta, inclusive, de dizer que os argentinos "vieram dos barcos". Uma visão preconceituosa que torna invisíveis os povos originários, os afro-argentinos descendentes de escravizados e a população de países vizinhos de situação econômica mais precária.

Agentes de segurança caminham no aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, na Argentina - Agustin Marcarian - 24.jan.24/Reuters

A mistura de nacionalidades é uma das riquezas do país, como os galeses que até hoje, no sul, mantêm seu idioma e sua cozinha típicas.

Hoje em dia são poucas as dificuldades que se colocam para que estrangeiros pobres de países fronteiriços —peruanos, paraguaios e bolivianos— se instalem na Argentina. É comum encontrar nacionais desses países trabalhando na área de serviços: mercados, construção e cuidados domésticos. O empobrecimento crescente, porém, tem jogado parte desses imigrantes de menos recursos às favelas e à criminalidade.

Paulatinamente, a direita argentina passou a levantar a voz contra essa categoria de imigrantes, pedindo uma legislação mais restritiva. Não é à toa que na gestão de Mauricio Macri (2015-2019) tenha surgido a proposta de expulsão de estrangeiros que cometessem crimes, mas o projeto não foi adiante.

Depois, passaram a vir os estudantes, de estratos mais endinheirados, mas atraídos pelo fato de haver gratuidade e menos competitividade no ensino superior —não há vestibular. Primeiro foram os colombianos, e, mais recentemente, os brasileiros. Cresceu também a entrada de venezuelanos por conta da crise humanitária que vive o país de Nicolás Maduro. Buenos Aires hoje é a cidade das empanadas, mas também das arepas e do arroz chaufa.

Os recentes governos kirchneristas fizeram vista grossa com relação aos trâmites exigidos por leis anteriores a eles para que uma pessoa se radique no país. Essa legislação, que não mudou, determina que as pessoas não devem mentir a oficiais de migração (como em quase qualquer lugar do mundo) e que identifiquem suas intenções ao chegar: turismo, trabalho ou busca de residência.

O que mudou com a chegada de Javier Milei, também descendente de imigrantes? As autoridades migratórias estão mais exigentes para que as regras já existentes sejam cumpridas. A novidade do DNU (decreto de necessidade e urgência) de Milei foi determinar que só poderiam se inscrever nas universidades os estrangeiros que tivessem regularizado sua residência estudantil.

O caso é que, até aqui, é muito comum estudantes entrarem como turistas. Depois, algum dia, vão buscar regularizar sua situação, ou nem isso; saem do país antes de vencer o período permitido, vão passar um dia no Uruguai e voltam, renovando o prazo turístico.

Um dos que se revoltaram contra esse controle foi o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, dizendo que retiraria os estudantes colombianos do país e ofereceria educação gratuita para eles em seu país de origem. Puro teatro; eles não estavam sendo expulsos, apenas se exigiu que realizassem o trâmite correspondente. No caso dos estudantes brasileiros, ocorre algo parecido.

Portanto, é de má-fé afirmar que estejam sendo expulsos por uma questão de racismo ou autoritarismo. Pelo menos por enquanto, não é o caso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.