Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo
Descrição de chapéu América Latina

À espera do julgamento da história, Piñera colecionou mais acertos que fracassos

Presidente do Chile por dois mandatos, líder de direita morreu em acidente de helicóptero

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em qualquer outro país latino-americano, essa cena seria rara. Mas, no campeão de demonstrações de institucionalidade da região, o Chile, tudo ocorreu de modo republicano, institucional, sem deixar de lado a emoção, nas lágrimas da família e de gente que viajou na madrugada de várias regiões para estar no La Moneda na manhã da última sexta (9).

O objetivo: assistir ao funeral do ex-presidente Sebastián Piñera (2010-2014 e 2018-2022), morto no último dia 6 num acidente de helicóptero, em que se sacrificou pela irmã, por um amigo e seu filho.

Militares carregam caixão de Sebastián Piñera até a Catedral Metropolitana de Santiago
Militares carregam caixão de Sebastián Piñera até a Catedral Metropolitana de Santiago - Paul Plaza - 9.fev.24/Divulgação Senado do Chile via Reuters

É muito difícil julgar um personagem político dessa envergadura quando ele ainda estava ativo na política. Se fosse o caso de fazer um balanço de ex-presidentes como Eduardo Frei Ruiz-Tagle (1994 e 2000) ou Patricio Aylwin (1990 e 1994), a tarefa seria mais fácil —seus principais feitos e erros já foram reconhecidos.

Impactante ver hoje o atual mandatário, Gabriel Boric, que foi protagonista dos protestos anti-Piñera de 2011, solene, recebendo, ao som de uma marcha fúnebre, o caixão com os restos mortais daquele que serviu de contraponto para forjar o início de sua carreira política.

Porém, este momento nos mostra que a história é dinâmica e que prevaleceu em Piñera a ideia de estender pontes, na maioria das vezes, em vez de rompê-las.

Quando as manifestações antigoverno não paravam, em 2019, foram Piñera e Boric que articularam o acordo para dar início aos debates sobre a nova Constituição, acalmando as manifestações.

Foram também os dois juntos, em nome de todos os outros ex-presidentes vivos, que neste ano do 50º aniversário do golpe redigiram o "Compromiso por la Democracia, siempre", no gabinete presidencial, um documento assinado pelos demais ex-mandatários.

Piñera cometeu o erro de não ter a sensibilidade inicial de entender o que ocorria nas ruas em 2019. Mostrou distanciamento da sociedade, mas acabou calibrando o tom e chamou para si a responsabilidade de iniciar o debate sobre a polêmica Constituição.

Enquanto isso, iniciada a pandemia de Covid-19, o Chile acabou sendo uma referência de compra e aplicação rápidas de vacinas.

Piñera recebeu o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em 2019 em sua viagem ao Chile, ouviu quieto o que o visitante e seus ministros disseram sobre a ditadura de Augusto Pinochet. Disseram que ela tinha livrado o Chile do comunismo e do narcotráfico —todas falácias, demonstradas hoje em estudos.

Elegantemente, Piñera se despediu de Bolsonaro e chamou os jornalistas que cobriam o encontro. Disse que a sociedade chilena hoje repudiava os valores pinochetistas, que jamais evocaria de novo uma política anti-direitos humanos e que daquela época (1973-1990) não havia nada a ser celebrado.

Piñera voltou a entrar em choque com Bolsonaro quando, em 2019, o brasileiro lançou-se contra Bachelet. "Senhora Michelle Bachelet. Se não fosse pelo pessoal do Pinochet, que derrotou a esquerda em 1973, entre eles, seu pai, hoje o Chile seria uma Cuba", disse o brasileiro.

Piñera, então, deu uma declaração pública no La Moneda, em que disse: "Não compartilho absolutamente a alusão feita pelo presidente Bolsonaro sobre uma presidente do Chile e especialmente num tema tão doloroso como a morte de seu pai."

Por fim, é equivocado dizer que Piñera significou o "retorno da direita depois de Pinochet" ou uma "continuidade" do pinochetismo. Todo o seu esforço foi no sentido de criar uma nova direita, democrática, que rejeitasse abusos dos direitos humanos e estivesse mais próxima de uma social-democracia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.