Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi
Descrição de chapéu Colunista em casa

E dá tempo de fazer curso online?

Já fiz alguns e paquerei fortemente outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por aqui, mesmo sem muito tempo desde que esta duzentena começou, já fiz alguns cursos online e paquerei fortemente outros.

Eu me arrependi bastante de ter perdido o Jorge Furtado falando de roteiro de cinema e televisão no B_arco e o Julian Fuks ensinando tudo sobre autoficção na Escrevedeira. Estou torcendo para que abram novas turmas.

Fiquei feliz ao saber que prorrogaram a data para a inscrição no “Valsa Brasileira” (curso on-line baseado em livro homônimo) com os economistas Laura Carvalho (autora da obra) e Paulo Gala.

A economista Laura Carvalho - Keiny Andrade/Folhapress

No Instituto Gerar, da deusa e colunista da Folha Vera Iaconelli, recomendo muito o “Introdução à Psicanálise Freudiana”, com o Pedro Ambra, e “O Brincar na Perspectiva de Winnicott”, com a Lia Pitliuk.

Baixei o aplicativo da Casa do Saber de tanto que amigos me falaram o quão incrível era ter acesso a inúmeras aulas e palestras gratuitas, mas, fueeemmm, acabou a farra. Paguei uma mensalidade para experimentar e vou estudar Platão e fazer um curso do Sidarta Ribeiro.

Sugiro ficar de olho no Instagram da @fabianesecches, que costuma ministrar um curso excelente sobre a obra da Elena Ferrante. Por ora, está programado um sobre literatura contemporânea pela Deriva.

Para aprimorar saberes feministas, indico espiar o Espaço Cult. Lá também estou flertando com as aulas do curso “Uma História do Conto Latino-americano”.

A psicanalista Maria Homem oferecerá, no próximo dia 14, um pocket curso sobre “Felicidade, Tédio e Vazio” (cursos@mariahomem.com).

Para quem curte desenho, indico as aulas do Rafael Coutinho no Sesc.

Os adeptos de aulas disponíveis no YouTube provavelmente vão gostar do Canal USP, que tem vídeos bem interessantes.

E para os entusiastas do documentário brasileiro contemporâneo, o seminário Na Real_Virtual propiciará a chance de aprender com João Moreira Sales, Petra Costa, Carlos Nader e outros grandes cineastas.

Alguns dos meus leitores indicaram um curso chamado “Introdução à Grande Conversa: Um Passeio pela História do Ocidente Através da Literatura”, com Alex Castro (@outrofobia), e “Aspectos de Cura na Grécia Antiga”, com o ator e cultor (sempre é tempo de aprender novas palavras) Rodrigo Lopez. E amigos próximos me indicaram seguir perfis como @murilogun, @acasatombada, @escolaconquer, @espe.brasil e @id_br e ficar por dentro das aulas anunciadas por ali.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.