Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Você joga arroz no lixo?

Do mexidinho ao 'fried rice', arroz velho pode se transformar em prato com toque oriental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das primeiras memórias culinárias que tenho é a do meu pai preparando o "mexidinho". Da geladeira para a frigideira, potes de arroz, de feijão, de verduras refogadas e de restos de carne eram despejados e agraciados com farinha de mandioca e um fio generoso de óleo.

Tigela redonda com arroz frito decorado com brotinhos verdes; ao redor: um hashi (palitinho), um pote de vidro tampado, um gomo de limão e um pote de pimenta
Arroz frito, prato que pode ser feito com ingrediente que seria jogada fora - Luisa Mafei/Folhapress

Aos domingos, quando me perguntava o que eu queria comer, a resposta era sempre a mesma. Mexidinho. Lembro do meu pai explicar, não sem antes gargalhar, que era impossível preparar um mexidinho do zero. Sem comida velha não se faz esse prato que é o antecessor das receitas de reaproveitamento.

Anos depois, um casal de amigos me recebeu para jantar com uma iguaria de inspiração chinesa. Arroz, uma variedade de vegetais e tofu. O "fried rice", ou arroz salteado, trouxe o mesmo conforto do mexidinho, mas agora numa versão sem nada de origem animal.

Desde então, tenho preparado arroz salteado com todo e qualquer resto não mortal da minha geladeira. O pulo do gato é usar o arroz bem frio, para os grãos não grudarem uns nos outros na hora de saltear. A frigideira —uma wok, preferencialmente— deve estar bem quente e devidamente guarnecida de óleo ou de azeite.

O óleo de gergelim tostado invoca sabores asiáticos e entrosa bem com o gengibre, que pode ser ralado e adicionado logo no início do preparo para trazer um toque de frescor à roupa velha. Para finalizar o arroz oriental, nada mais harmônico do que cebolinha ou nirá finamente cortada e um pouco de pimenta Sriracha. O mexidinho do meu pai ganhou uma versão 2.0, não?

Preparar um arroz salteado é tão simples quanto refogar alho e ou cebola (reitero que o gengibre é um plus que vale a pena) e adicionar os ingredientes já cozidos. Caso queira adicionar algum vegetal cru, salteie antes de adicionar o arroz e os demais vegetais já cozidos.

O arroz pode inclusive estar congelado (olha só que dica boa para nunca mais jogar arroz fora) desde que seja descongelado previamente, seja na geladeira, no dia anterior, ou no microondas, no susto —neste caso, cuidado para não aquecer o arroz!

Outro dia, abri a geladeira e dei de cara com um brócolis querendo amarelar. Nem pensei duas vezes, e preparei um arroz salteado com o meu próprio tempero chinês de 5 especiarias. O resultado ficou tão surpreendente que não poderia deixar de compartilhar com você leitora e leitor.


Arroz salteado de brócolis e cinco especiarias

INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de arroz cozido
2 xícaras de feijão cozido e escorrido
1 brócolis pequeno
3 dentes de alho
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
¼ xícara (chá) de molho de soja
1 colher (sopa) de melado
½ colher (chá) de tempero chinês de 5 especiarias (receita abaixo)
Cebolinha, pimenta Sriracha e limão para finalizar

PREPARO

  1. Solte o arroz com as mãos e reserve.

  2. Corte o brócolis e o alho em pedaços muito pequenos. Não se esqueça de aproveitar o talo e as folhas!

  3. Aqueça uma frigideira com o óleo de gergelim torrado. Junte o arroz, o molho de soja, o melado e o tempero chinês de 5 especiarias. Mexa por cinco minutos, para o arroz ficar bem douradinho!

  4. Adicione o brócolis e o alho triturados e mexa por mais cinco minutos.

  5. Junte o feijão cozido e escorrido, e misture, apenas o tempo suficiente para aquecer o feijão.

  6. Corte a cebolinha finamente. Sirva o arroz em tigelas e finalize com a pimenta Sriracha, a cebolinha e gotas de limão. Coma imediatamente

Tigela redonda com arroz frito decorado com brotinhos verdes; ao redor: um hashi (palitinho), um pote de vidro tampado, um gomo de limão e um pote de pimenta
Arroz frito com brócolis, receita que ajuda a evitar desperdício - Luisa Mafei/Folhapress

Tempero chinês de cinco especiarias

INGREDIENTES
1 pau de canela
1 ½ colheres (sopa) de sementes de erva-doce
1 colher (sopa) de cravinhos
8 estrelas de anis
1 colher (chá) de pimenta calabresa

PREPARO

  1. Leve os temperos para torrar em uma frigideira por dois minutos

  2. Quebre os temperos maiores (canela e anis) e transfira para um moedor de café ou de especiarias e triture até obter um pó fininho

  3. Armazene num pote hermético

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.