Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Aprenda a preparar um crumble salgado de cogumelos para a ceia do Ano-Novo

Receita sem glúten e sem lactose é opção leve e diferente para o prato principal da noite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cogumelos e batatas assadas em creme de leite, cobertos por uma farofa de nozes e limão. Pronuncie essas palavras em voz alta, e comece a salivar. Pode chamar de crumble —o prato é salgado, mas a estrutura é a mesma da sobremesa.

Por baixo, ingredientes frescos cortados rusticamente vão ao forno e liberam o seu suco; por cima, uma mistura de farinha e manteiga com um toque de limão siciliano conferem uma textura crocante que contrasta com a densidade tenra do subterrâneo.

.
Crumble salgado de cogumelos é boa pedida para a ceia de Ano-Novo - Luisa Mafei

As más-línguas dirão que o crumble salgados de cogumelos é tão gostoso, mas tão gostoso, que nem parece que é vegano. É que o casamento da batata e do cogumelo fica ainda mais perfeito quando convida para a assadeira o alho-poró lentamente refogado no azeite.

O vinho branco que está na geladeira, esperando o pôr do sol para cair na taça, faz sua entrada triunfal algumas horas antes, na frigideira. Constrói sabor no prato e o sorriso no rosto de quem cozinha enquanto bebe um copo.

O creme de leite que envolve os vegetais não precisa ser de origem animal: já existe uma boa variedade de creme de leite 100% vegetal, tanto em termos da matéria-prima (soja, aveia e castanha de caju) quanto em termos de preço.

Quem preferir usar a farinha de trigo ao preparar o crumble pode ficar à vontade, basta somar a quantidade das farinhas e usar 160 gramas de farinha de trigo em vez de 80 g de farinha de arroz e outros 80 gramas de farinha de amêndoas.

As nozes entregam uma textura extra crocante ao crumble, mas, antes de comprar os 320 gramas que a receita pede, a dica é abrir o armário e ver o que sobrou da ceia de Natal. Junte as avelãs, as castanhas de caju, as amêndoas e faça um mix de reaproveitamento das nuts natalinas. Chique e sustentável, não?

Se servido com uma saladona, o crumble se transforma numa opção leve e diferente para a ceia de Ano-Novo. Folhas verdes, sementes de romã, lentilhas cozidas al dente, tomatinhos cereja partidos ao meio e cubinhos de damasco: junte tudo numa tigela grande de servir e regue com um molho clássico de azeite e vinagre balsâmico.

Na hora de tirar as sementes de romã da casca, não se desespere: corte a fruta ao meio, vire cada metade de frente para uma tigela e bata com as costas da colher na casca com vigor. As sementes irão se desprender com o mínimo esforço.

Vamos à receita.


Crumble salgado de cogumelos

INGREDIENTES DO CRUMBLE

80 g de farinha de arroz

80 g de farinha de amêndoas

160 g de manteiga vegetal (tem que estar fria)

320 g de nozes

Raspas de 1 limão siciliano

.
Crumble salgado de cogumelos com receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

INGREDIENTES PARA COGUMELO & BATATAS

1 kg de cogumelos variados (shitake, shimeji, portobelo ou champignon)

400 g de alho poró

200 ml de vinho branco

250 g creme de leite vegetal

700g de batatas

Azeite, o quanto baste (q/b)

Sal, q/b

Pimenta preta moída na hora, q/b

Orégano, manjericão e tomilho seco, q/b

PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte as batatas em meias rodelas finas. Espalhe sobre uma assadeira, tempere com azeite, sal e pimenta preta e leve para assar por 20 minutos.

  2. Corte o alho-poró em rodelas e leve para refogar com azeite, sal e pimenta preta em fogo baixo. Enquanto isso higienize e corte os cogumelos em quartos (os shimejis não precisam ser cortados, basta destacar do talo). Adicione os cogumelos na frigideira e refogue até murchar. Adicione o vinho e mexa até evaporar. Junte o creme de leite vegetal, envolva e desligue o fogo.

  3. Retire a assadeira do forno e espalhe os cogumelos por cima das batatas.

  4. Corte a manteiga em quadradinhos e adicione numa tigela junto às farinhas. Misture com as mãos até obter uma farofa. Pique as nozes em pedacinhos e incorpore no crumble. Adicione as raspas de limão e espalhe o crumble por cima dos cogumelos e leve para assar por 10 minutos na função grill, ou até o crumble dourar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.