Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus

Por trás do deepfake da Elis

Apresentar as dúvidas éticas em torno da IA faz, de nós, humanos e não máquinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não quero lhe falar, meu grande leitor, das coisas que aprendi nos comerciais da TV, por mais emocionantes que possam ser e de fato o são. Quero lhe contar, em vez disso, como muitos não sobreviveram à ditadura e tudo o que aconteceu com eles, inclusive envolvendo empresas. "Na hora em que cheguei à sala de segurança da Volkswagen, já começou a tortura, já comecei a apanhar ali, comecei a levar tapa, soco", depôs um ex-funcionário da Volks.

Em 2020, a Volks se comprometeu a pagar R$ 36,3 milhões para ex-funcionários presos, perseguidos ou torturados durante a ditadura. E as aparências de hoje não enganam as complexidades de outrora. É sinal muito bem-vindo de maturidade jornalística esta Folha ter publicado no domingo (02) texto em que discorre, em detalhes, sobre o papel do jornal durante a ditadura militar, incluindo as ambiguidades e incertezas ali abertas.

Tecnologia seduz, porém ainda não foi capaz de tornar a filosofia obsoleta, mas sim imprescindível. Na revista acadêmica Filosofia e Tecnologia, alguns desses questionamentos emergiram. Qual é o conhecimento que deepfakes transmitem, pergunta um autor. Seria o mal específico do deepfake a possível rejeição do conteúdo pela pessoa, já falecida, pergunta outra autora. Os desejos da família suprem ou não os desejos de quem já não pode mais oferecer a sua vontade? A quem atribuir direitos autorais?

Preservar a memória é melhor do que sonhar. Eu sei que se emocionar é uma coisa boa, mas também sei que qualquer imagem é menor do que a vida de qualquer pessoa, mesmo no país que faz da amnésia o seu hino nacional. Pode-se gostar do comercial esteticamente ou não; A pergunta da qual não podemos nos esquivar é se, apesar de termos feito tudo que o fizemos, a nossa imagem sobreviverá a nós ou não, contando vil metal. Falta inteligência à artificial para resolver as dúvidas éticas que os deepfakes impõem; apresentá-las faz, de nós, humanos e não máquinas.

Elis Regina aparece dirigindo automóvel enquanto canta
Cantora Elis Regina recriada por inteligência artificial para comercial da Volkswagen - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.