Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Formação com três zagueiros e dois alas parece ter perdido o encanto

Com exceção da Holanda, Brasil, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal marcam com linhas de quatro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Copa continua com muitos bons jogos e emoções. A Alemanha, depois do título de 2014, foi eliminada na primeira fase nos dois Mundiais seguintes. Certamente, há vários motivos.

Um é a queda de qualidade da geração, mesmo mantendo uma ótima estrutura profissional. Outro motivo são os detalhes inesperados. Um terceiro, como disse PVC, é o trauma emocional do 7 a 1.

Freud, após um minucioso estudo, chamou de "arruinados pelo sucesso" as pessoas e os grupos que, depois de grandes conquistas, procuram, inconscientemente, o fracasso, por se sentirem culpados, não merecedores do sucesso.

Jogadores da Holanda comemoram vitória contra os Estados Unidos, neste sábado (3)
Jogadores da Holanda comemoram vitória contra os Estados Unidos, neste sábado (3) - Peter Czibora/Reuters

Nos jogos mata-mata, as seleções inferiores vão fechar os espaços perto da área, com 8 a 9 jogadores, para contra-atacar. Japão e Coreia do Sul fazem isso com velocidade.

Já a Austrália, contra a Argentina, bastante recuada, marcava bem, mas não tinha habilidade nem rapidez para contra-atacar.

Até a metade do segundo tempo, a Argentina, em poucos momentos, conseguiu chegar ao gol, como no toque de Messi, preciso, rasteiro, no canto. A Austrália fez um gol por acaso e quase empatou no fim. Messi completou mil jogos na carreira, com quase 800 gols e quase 350 passes para gol, um espetáculo inacreditável.

Nas oitavas de final, há seleções de todos os continentes pela primeira vez na história. Brasil, Portugal e França, que escalaram quase todos os reservas, perderam na última rodada da fase de grupos.

O lugar-comum de que, no futebol moderno, não há titulares e reservas e de que o jogo é muito mais de estratégia do que de talento individual, é um conceito politicamente correto para agradar aos que estão no banco de reservas e aos fascinados pela prancheta.

Na segunda, se Alex Sandro não jogar contra a Coreia do Sul, Tite terá de improvisar um lateral esquerdo.

Marquinhos faz falta na zaga, e o time poderia ter problemas em duas posições. Danilo, se tiver condições de atuar, seria a melhor opção, por já ter jogado várias vezes pela esquerda na Juventus.

Entraria Militão ou Daniel Alves pela direita. O Brasil, por ter uma equipe segura e sólida, mesmo sem encantar, é o favorito contra a Coreia do Sul, que se beneficiou por jogar contra a seleção reserva de Portugal. Como se diz em Minas Gerais, a seleção brasileira tá indo.

Queria ver o Brasil fazer um gol coletivo, como o primeiro da vitória da Holanda contra os Estados Unidos. Foi um gol espetacular, após troca de passes, com toques de primeira, desde a defesa.

O Brasil gostou tanto dos pontas, que passou a correr o risco de eles serem muito marcados e de o time se perder por falta de boas jogadas pelo centro.

Com exceção da Holanda, que joga com três zagueiros, Brasil, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal, todos candidatos ao título, marcam com duas linhas de quatro. Quando não dá para pressionar, os meias ou pontas pelos lados voltam e defendem na linha dos dois volantes.

Cada defensor tem um protetor, um secretário à frente. A formação com três zagueiros e dois alas, formando uma linha de cinco, que chegou a ser moda no mundo, mesmo em grandes equipes, parece que perdeu o encanto.

No futebol e em qualquer outra profissão, é preciso separar o novo, que chega para ficar, do novo, que, inicialmente, fascina, mas que não tem consistência nem futuro. Além disso, não basta ter conhecimento. É necessário executar bem. A teoria sem a prática é um vazio. A prática sem a teoria é um chute no escuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.