Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Quando a mente está doente, o corpo perde sua capacidade de execução

No mundo do futebol e em parte da sociedade, a depressão é vista como uma fraqueza moral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das principais qualidades de Messi, que o torna superior a Maradona e a outros grandes craques, é a regularidade, por brilhar intensamente, há mais de 15 anos. A história mostra também que são muitos os excepcionais atletas que, sem uma clara razão, tiveram enormes e precoces quedas técnicas nas suas carreiras.

Luan, que foi eleito o melhor jogador da América do Sul quando atuava no Grêmio, não está relacionado entre os 50 inscritos pelo Corinthians na Libertadores. Há muitos anos, Luan, quando entra em campo, nada faz. No Grêmio, do meio para a frente, ele era a conexão entre os jogadores. A sua enorme queda foi técnica, física, emocional, tática, por não se adaptar ao novo time, ou tudo isso?

Luan treina, mas não joga pelo Corinthians - Rodrigo Coca - 18.mai.21/Ag. Corinthians

Hazard, depois de ser um dos principais destaques do Chelsea, da seleção da Bélgica e do futebol mundial, desapareceu no Real Madrid, que gastou uma fortuna para contratá-lo. Quando entra em campo, é um expectador da partida. Qual seria o principal motivo do seu declínio que dura anos?

Se Ronaldinho Gaúcho tivesse jogado por uns dez anos no nível técnico que teve no Barcelona durante dois a três anos seguidos, quando foi eleito duas vezes o melhor do mundo, haveria hoje uma discussão sobre quem foi o segundo maior da história, Ronaldinho, Messi ou Maradona. Dizem que Ronaldinho diminuiu sua dedicação à carreira e passou a desfrutar mais de outros prazeres da vida.

Mesmo assim, Ronaldinho foi grande destaque do Atlético MG e de outros clubes, mas, como a expectativa era tão grande, de que ele jogasse como no Barcelona, falavam que ele atuava mal. Será que o período no Barcelona foi atípico, uma exceção, por ele ter tido no time e na cidade as condições ideais para seu futebol exuberante e de muita fantasia?

Adriano, o Imperador, teve também uma curta e excepcional carreira. Haaland lembra Adriano, pela grande altura, pela precisão nos fortíssimos chutes e pelo número enorme de gols. Dizem que Adriano desistiu de ser um atleta e que teria falado várias vezes que gostava mais de sua vida na favela do que de ser uma estrela mundial.

Quando a mente está doente, o corpo perde a capacidade de executar o que deseja. O corpo é a conexão com a mente. Na goleada do Real Madrid sobre o Barcelona por 4 a 0, as conexões da mente e do corpo entre Vinicius Junior, Benzema e Modric foram magistrais, uma celebração da beleza e do talento individual e coletivo do futebol.

Modric e Benzema celebraram o talento coletivo - Albert Gea - 5.abr.23/Reuters

Outros grandes atletas do futebol e de outros esportes e profissionais de variadas áreas tiveram também, em pouco tempo, enormes declínios técnicos e financeiros. Uma das razões principais é a perda do desejo, da ambição, do grande esforço de tornar-se a cada dia melhor.

Esse desânimo pode estar relacionado às dificuldades da profissão, como a enorme pressão para ganhar sempre, o que resultou na desistência de alguns atletas olímpicos. Mais grave ainda seria uma situação mais ampla, a diminuição do prazer de viver.

Freud, em um longo trabalho sobre variados profissionais que tiveram grandes declínios técnicos e financeiros em suas carreiras, concluiu que era frequente nessas pessoas um sentimento de culpa real e/ou imaginário, por elas não se sentirem capazes e merecedoras do prestígio e do dinheiro que tinham conquistado.

A depressão e outros problemas mentais são frequentes e precisam ser diagnosticados e tratados por profissionais especializados. Infelizmente, no mundo do futebol e em parte da sociedade, a depressão é vista mais como uma fraqueza moral, não como uma doença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.