Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Detalhes técnicos e acasos mudam a história de uma partida

Como no Fla x Flu, vitória do Atlético-MG sobre América-MG veio nos detalhes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O trabalho diário e as estratégias utilizadas pelos treinadores têm enorme importância, mas o futebol é muito mais que isso. É também um esporte físico, psicológico, surpreendente e, principalmente, de talento individual. Os jogadores executam os fundamentos técnicos e fazem as escolhas, muitas vezes, em um piscar de olhos. Detalhes técnicos e acasos mudam a história de um jogo, de um campeonato e até do futebol.

Por causa dessa multiplicidade de fatores e incertezas, não há mais lugar para lugares-comuns, como os de que Vítor Pereira ganhou o duelo contra Fernando Diniz. Alguém deve ter dito que o técnico do Flamengo deu um "nó tático" no do Fluminense.

Lance da partida Fluminense 0 x 2 Flamengo - Mailson Santana - 2.abr.23/Fluminense FC

Como se esperava, foi uma partida equilibrada. Se Arias, sozinho diante do goleiro, tivesse feito o gol nos primeiros 20 minutos, quando o Fluminense era superior, as análises pós-jogo provavelmente seriam diferentes.

Penso que o Flamengo, ao jogar com três zagueiros e dois alas que defendem e atacam pelos lados, poderia ter atuado com Everton Ribeiro no lugar de Cebolinha e Gabriel no de Matheus França. Não haveria problemas de posicionamento e o time ficaria mais forte.

Atuar com três zagueiros e dois alas não é, obrigatoriamente, a melhor nem a única alternativa para jogar com dois jogadores pelos lados que marcam e atacam. A maioria das equipes do mundo usa dois zagueiros, dois laterais e dois meias abertos em vez de dois alas.

A vitória do Atlético sobre o América foi decidida também nos detalhes. Enquanto o América tinha 11 jogadores havia equilíbrio. A finalização de Hulk, no gol da vitória por 3 x 2, foi precisa. Se fosse outro atacante, provavelmente chutaria forte, no peito do goleiro, e muitos diriam que foi uma espetacular defesa.

O Água Santa venceu o Palmeiras nos detalhes e porque foi superior. Mais uma vez, o Palmeiras atacava, perdia a bola e deixava grandes espaços na sua intermediária para o adversário trocar passes e envolver a defesa. Isso ocorre pelos excessivos avanços de Gabriel Menino, que joga mais como um meia-atacante do que como um meio-campista, e pelo posicionamento mais recuado dos zagueiros quando o time ataca.

Como o Palmeiras possui outras muitas virtudes, coletivas e individuais, vence quase todas as partidas contra adversários brasileiros e sul-americanos. Mas se corrigisse o erro seria ainda mais forte. Existe um endeusamento exagerado do time por causa da conquista de tantos títulos. Nas vitórias existem também deficiências.

Bruno Mezenga, do Água Santa, comemora seu gol na partida Água Santa 2 x 1 Palmeiras - Ronny Santos - 2.abr.23/Folhapress

A vitória do Água Santa sobre o Palmeiras, o empate do Caxias contra o Grêmio e as vitórias, cada vez mais frequentes, de times inferiores contra os superiores, no Brasil e no mundo, são demonstrações da importância do crescimento técnico e da evolução das estratégias dos times pequenos. Eles não se contentam mais em jogar na retranca e ganhar por 1 x 0. Querem também mostrar um bom futebol.

Lance de Água Santa 2 x 1 Palmeiras, na Arena Barueri - Ronny Santos - 2.abr.23/Folhapress

Há jogos demais, no Brasil e em todo mundo. Não dá para assistir a tudo. Recorro às opiniões de comentaristas de que gosto e com quem aprendo. Sinto falta do PVC, que via quase diariamente nas transmissões ao vivo das partidas e nos programas esportivos da televisão. Às vezes, sento no sofá para assistir a um jogo e só aí descubro que não tenho acesso ao canal ou não sei as emissoras ou dezenas de streamings onde a partida será mostrada. Estou perdido neste mundo tecnológico. Ainda bem que pessoas próximas e queridas me salvam.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.