Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí
Descrição de chapéu indígenas

Uma medalha ao cidadão mais anti-indígena do Brasil

Um governo que institui a censura e destrói a cultura não pode receber a medalha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando me preparava para uma fala sobre os ataques que os povos indígenas vêm sofrendo deste governo, soube da entrega da Medalha do Mérito Indigenista a Jair Bolsonaro e outros. Os auto-homenageados não são indigenistas; são inimigos dos povos indígenas.

O que fez Bolsonaro para merecer tal medalha? Cito aqui alguns fatos:

1991-1995 — Como deputado federal, tenta impedir a criação da Terra Indígena Yanomami;

2018 — Na campanha presidencial, discursou várias vezes dizendo que não demarcaria nenhuma terra indígena; promessa que vem cumprindo;

2020 — Em seu discurso na ONU, acusou uma das maiores lideranças do país, o indígena Raoni Metuktire, de ser peça de manobra de ONGs e governos estrangeiros; não bastasse ter feito isso na ONU, disse depois que os indígenas estavam evoluindo e se tornando humanos;

2022 — Diminuiu o orçamento para a proteção de terras indígenas e a promoção dos povos indígenas.

E que dizer da ministra Damares? O que fez para merecer a medalha? Incentiva a evangelização de indígenas, acabando com a sua cultura, e foi acusada pelos Kamayurás de raptar crianças indígenas (El País, 2019).

A ministra Tereza Cristina, outra agraciada, defende a abertura das terras indígenas para mineração, garimpo e arrendamento, para que sejam usurpados dos indígenas seus territórios e recursos naturais.

E o ex-presidente da Funai Marcelo Augusto Xavier da Silva, o que fez e faz? Persegue os povos indígenas e suas organizações. Cito, para ilustrar, o que fez aos líderes indígenas reconhecidos nacional e internacionalmente Almir Suruí e Sônia Guajajara, que foram denunciados pelo órgão indigenista por, segundo a Funai, propagarem "mentiras" contra o governo. As acusações, investigadas pela Polícia Federal, foram arquivadas por falta de provas.

Em 2021, ele virou réu na 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Santarém (Pará) por se recusar a cumprir decisões judiciais de demarcar a terra do povo indígena Munduruku.

Os que deveriam proteger os indígenas, a Funai e seu presidente, atacam esses povos.

Não posso esquecer que, depois de eu ter discursado na ONU durante a COP-26, fui atacada por Bolsonaro, o que gerou um ataque sistemático de racismo nas redes sociais contra mim por seus seguidores.

Txai Suruí discursa na COP26
Txai Suruí discursa na COP-26 - UNFCC

Um governo que institui a censura e destrói a cultura não pode receber a Medalha do Mérito Indigenista; até porque nem sabem o que é ser indigenista.

Finalizo dizendo que os povos indígenas repudiam o ato de auto-homenagem com a Medalha do Mérito Indigenista aos inimigos dos indígenas e que os povos originários exigem respeito!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.