Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí
Descrição de chapéu COP28 mudança climática

Acordo inédito na COP28 está longe de ser suficiente

Na mesma semana, Brasil entra na Opep+ e faz o chamado leilão do fim do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Retornamos da COP28 com o acordo de Dubai. Longe de ser o suficiente é, ainda assim, inédito. Pela primeira vez os países membros incluíram no texto final a necessidade de uma transição energética para o fim dos combustíveis fósseis, principal agravador do aquecimento.

O documento final está longe de ser um compromisso forte, mas coloca pressão nos países sobre o tema. Os países precisam reduzir nesta década suas emissões de gases de efeito estufa para alcançar o objetivo de limitar o aumento em 1,5ºC na temperatura do planeta. Resta saber se o compromisso assumido será posto em prática.

O Brasil, que era promessa de liderança ambiental na conferência, sai com uma imagem ruim por entrar na Opep+ e, um dia após o fim do encontro, realizar o chamado "leilão do fim do mundo", oferecendo 21 blocos de petróleo e gás na Amazônia. Com isso, aumenta, em vez de diminuir, a exploração de combustíveis fósseis, impactando terras indígenas, comunidades tradicionais e unidades de conservação.
Os povos indígenas e as comunidades tradicionais são essenciais na construção das soluções para a crise climática. Nossos territórios e conhecimentos são solução para a emergência que vivemos.

"Corremos muito mais perigo neste momento do que a maioria das pessoas imagina", foram as palavras de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA. De fato, alguns ainda não entenderam o momento atual.

Num programa jornalístico em que se debatia a derrubada pelo Congresso dos vetos do presidente Lula ao projeto de marco temporal, um dos participantes, apoiador da tese, esbravejava: "Marco temporal não tem conversa, é assunto indiscutível".

Nossos territórios continuam cobiçados. O Congresso, em novo ataque, volta com o marco temporal em lei, assunto já decidido como inconstitucional pelo STF. A demarcação das terras indígenas é direito originário e cláusula pétrea. Mas hoje nossa luta é planetária.

Mais de 80% das florestas são protegidas pelos povos originários. Territórios indígenas são ativos para mitigar a crise do clima e garantir um futuro para a humanidade. Então em benefício de quem legislam deputados e senadores senão por sua ganância? A quem beneficia a exploração de nossas terras e nosso genocídio?

Não são os pequenos produtores que ganham com isso, não somos nós, povos indígenas, não são as mulheres e jovens, nem os desfavorecidos e vulneráveis, tampouco o planeta e o clima.

Os beneficiários são os que invadiram nossas terras, lucram com nossas vidas há tempos e têm o poder do capital para ditar as regras, ainda que isso vá no sentido contrário ao que precisa ser feito para garantir um futuro para as próximas gerações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.