Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Plantio de soja em fevereiro preocupa pesquisadores

Liberação inibe controle de doenças e só ocorrerá por pressões políticas, segundo o setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os produtores de soja podem semear a oleaginosa apenas até 31 de dezembro. Neste ano, porém, para produzir sementes para consumo próprio, alguns produtores estão semeando em fevereiro, o que põe em risco toda a defesa fitossanitária do setor.

O plantio de soja fora do calendário estipulado para os estados realimenta doenças, principalmente a ferrugem da soja, e torna as pragas mais resistentes.

O plantio em fevereiro é o ideal porque daria menor prazo de armazenamento da semente entre colheita e plantio. A armazenagem é uma das etapas mais caras do processo.

0
Colheita de soja em Mato Grosso - Marcelo Justo/Folhapress

A semeadura neste mês, porém, deixa inócuo o vazio sanitário, feito exatamente para evitar a proliferação de pragas de uma safra para outra.

Entidades de pesquisa se reuniram nesta quinta-feira (7) em Cuiabá (MT) para avaliar a liberação excepcional para experimentação de plantios da cultura do soja no mês de fevereiro.

O objetivo é avaliar a incidência, severidade e gerações do fungo Phakopsora pachyrhizi (o fungo da ferrugem da soja), conforme a pauta da convocatória da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do estado de Mato Grosso.

No final da reunião, 80% das entidades se disseram contra o plantio em fevereiro. Se isso ocorrer, todo o esforço dos últimos anos na defesa sanitária estará comprometido.

A comissão é consultiva e o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) deverá definir se publica uma Instrução Normativa liberando excepcionalmente o plantio na safra 2018/19.

Na reunião desta quinta, participaram pesquisadores ligados à fitopatologia. Nesta sexta, haverá uma reunião da plenária da Comissão de Defesa Sanitária e Vegetal de MT, que deliberará sobre a proposta da IN.

O governo deverá acatar ou não a sugestão da comissão. Para pesquisadores, a permissão de plantio, se dada, será por pressões políticas.

 

Frango As exportações somaram 282 mil toneladas no mês passado, 15% inferior às do mesmo mês em 2018. As receitas caíram para US$ 453 milhões, 13% menos do que no ano passado.

Suínos Os dados são da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), que apontou, ainda, quedas de 11% no volume e de 18% nas exportações de carnes suínas. O mercado deverá retomar as exportações a partir deste mês, segundo Francisco Turra, presidente da entidade.

Inflação Os produtos agropecuários tiveram deflação de 0,88% no primeiro mês do ano no atacado, conforme dados do IGP-DI da FGV. Nos últimos 12 meses, a taxa acumulada foi de 7,13%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.