Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

China compra menos soja do Brasil

Chineses ficaram com 74% das exportações brasileiras, abaixo dos 93% de janeiro de 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A China pisou no freio e comprou menos soja do Brasil neste início de ano. Em janeiro, os chineses adquiriram 1,1 milhão de toneladas da oleaginosa no país, somando 74% do total exportado.

Esse percentual é o menor dos últimos seis anos nos meses de janeiro. No ano passado, quando chineses e americanos estavam impondo taxas mútuas sobre as importações, 93% da soja que saiu do Brasil foi para a China.

Os chineses vêm aumentando as compras de produtos agrícolas nos Estados Unidos nos últimos meses. Sabiam que teriam de assinar o acordo denominado de fase um com os americanos.

É cedo, porém, para determinar o quanto os chineses vão sair do mercado brasileiro. As compras menores deste ano ocorrem devido a um atraso na colheita brasileira.

Esse atraso fica visível no volume exportado pelo Brasil no primeiro mês do ano. Foi 1,49 milhão de toneladas, 27% menos do que em janeiro de 2019. A China importou 42% a menos no período.
Essa menor venda, pela importância da soja, ajudou na queda de 12% nas receitas que o país obteve com produtos básicos em janeiro.

De janeiro a dezembro de 2019, os produtos básicos do agronegócio já haviam trazido menos receitas para o país do que em 2018.

O milho foi outro produto que teve um desempenho externo bem inferior ao do ano passado. O país exportou 2,29 milhões de toneladas do cereal, 40% menos do que em janeiro de 2019. Apesar da queda, o movimento externo ainda tem uma média superior à de iguais meses anteriores.

Suco, fumo e etanol também estão na lista de produtos que iniciaram o ano com pior desempenho do que no ano passado.

Açúcar e algodão, porém, foram destaques positivos. O primeiro, que teve queda de 13% nas exportações totais do ano passado, começa o ano com aumento de 39%, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

O grande destaque do setor de agronegócio foi o algodão. O produto desbancou o milho e ficou em quarto lugar na lista das principais exportações do setor. O aumento no volume das vendas externas foi de 165% no mês passado, em relação ao mesmo período anterior.

Produtividade e safra maiores permitiram ao país colocar 309 mil toneladas de algodão no mercado externo.

As carnes não repetiram o bom desempenho do final do ano passado, o que já era esperado. Mesmo assim, os volumes exportados e os preços médios deste ano ainda continuam bem superiores aos de janeiro de 2019.

Carnes param de subir, mas preço mudou de patamar para consumidor


O churrasco do paulistano ainda está caro. Apesar de a pressão ter sido menor no mês passado, os preços ainda são bem superiores aos de há três meses.

A carne bovina chegou até a cair de valor em janeiro —ficou 7% mais barata—, mas, mesmo assim, ainda custa 20% mais do que em outubro do ano passado.

Neste mesmo período, a carne suína, que manteve tendência de alta em janeiro, acumula elevação de 30%.
A carne de frango também subiu neste início de ano e acumula 17% nos últimos três meses, conforme dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

 

Notas

Menos insetos Com o avanço das doenças contagiosas na China, a população passou a comer menos insetos. Alguns deles são responsáveis pela contaminação.

Sucesso na produção  Produzir aves e suínos sem antibióticos e buscar um controle eficaz das micotoxinas são fonte para o sucesso na produção animal, segundo Ricardo Pereira, diretor geral da Biomin para a América Latina.

Lucro A empresa, voltada para a soluções naturais na alimentação animal, faturou R$ 500 milhões na América Latina em 2019. O crescimento foi de 11%. A expectativa para este ano é de uma evolução de 12,6%, segundo o diretor.

No Brasil  Do faturamento obtido no ano passado, 40% foram com operações no Brasil, segundo a empresa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.