Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Esperança no abastecimento mundial, Brasil investe pouco em tecnologia agrícola

A participação brasileira nos investimentos mundiais na agricultura fica em apenas 5%, acredita especialista no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esperança no fornecimento de alimentos para o mundo nos próximos anos, devido ao aumento da população mundial, o Brasil ainda investe pouco em novas tecnologias.

De todos os investimentos feitos no mundo, principalmente nos concorrentes do país nesse setor, apenas de 2% a 3% são efetivados no Brasil, conforme dados de 2018.

Há uma evolução anual, e essa participação já poderá estar próxima de 5%, mas ainda é muito pouco, segundo avaliação de Otávio Celidonio, coordenador do AgriHub, um centro de inteligência para estimular negócios na cadeia produtiva e conectar empresas, produtores rurais, startups e o ecossistema agrícola.

As startups que atuam dentro da porteira já são pelo menos 400, mas elas têm dificuldades e desafios para vencer questões de recursos, afirma ele.

Em um evento de discussões sobre necessidades e desafios das inovações na agricultura, promovido pela Mosaic Fertilizantes, o coordenador do AgriHub afirmou que essas tecnologias não chegam como mágicas, mas é um processo passo a passo.

Ele acredita que as próximas inovações irão contemplar o processo comercial, melhorando compra de insumos, vendas, acesso a clientes e rastreabilidades.

Quanto ao processo produtivo, o potencial de possibilidades ainda está longe do que se conquistou até hoje. Já há um reconhecimento das pragas, por exemplo, mas, mais à frente, serão necessários novos avanços.

Entre eles, nesse campo, Celidonio lista a necessidade não só da identificação das pragas, mas também tipos de controle, melhora na operação e a até a influência do clima nessas operações.

Odílio Balbinotti Filho, do grupo Atto, concorda com Celidonio sobre o patamar de aproveitamento atual de toda a tecnologia. Se aplicada, ela poderia gerar uma produtividade de soja de 90 a 100 sacas por hectare. A média atual é de 55.

O que o produtor espera da agricultura digital, no entanto, é um modelo acessível e prático, embora os gargalos ainda sejam gigantes, afirma Balbinotti.

Para Felipe Klemperer, da Mosaic, o produtor busca soluções que tragam doses corretas e o tempo certo no uso de insumos, o que pode resultar em maior produtividade.

Uma das necessidades básicas nessa área é a colaboração, alertam os especialistas. Balbinotti diz que a mão de obra especializada é escassa e o produtor encontrará dificuldades, mas é fundamental que ele participe desse processo. Quem ficar fora não aprende e será excluído.

A função das empresas é construir canais que possibilitem o produtor a ter acesso a esses conhecimentos. Ele precisa conhecer a arte do possível, diz Klemperer.

Além da cooperação entre todo o ecossistema envolvido, que vai de universidades, Sebrae a empresas ligadas a esse setor, o coordenador do AgriHub destaca a necessidade da personalização.

As empresas têm de entrar com necessidades específicas do produtor. Este, contudo, deverá conhecer bem suas necessidades, de talhão a talhão. “Acabou a receita do bolo pronto. Não há mais uma fórmula igual para todos”, afirma.

Celidonio vê a necessidade da formação de consultores digitais. Eles devem avaliar, entender e tomar decisões, além de construir uma jornada de transformação.

As dificuldades são grandes, mas a chegada do 5G poderá abrir novos horizontes. Ele permitirá a transmissão de um volume maior e com qualidade de dados. Vai permitir uma melhor comunicação online, diz Balbinotti.

Para Celidonio, a agricultura de precisão coleta dados, os analisa e recomenda ações. O modelo digital vai permitir que isso seja feito em tempo real.

As novas tecnologias trazem mudanças no comportamento entre produtores e empresas. Acabou o tempo de apenas relacionamento.

As vendas deverão ser construídas com base em soluções de problemas e de tecnologias apropriadas. Não basta apenas relacionamento, segundo o coordenador do AgriHub.

Para os especialistas, os passos mais urgentes da agricultura digital são uma orientação para gestões mais bem feitas, conectividade, previsão climática, manejo de pragas, qualificação dos colaboradores e classificação de grãos.

*

Registro de trator O Ministério da Agricultura e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) lançam nesta sexta-feira (20) uma plataforma para que produtores rurais possam registrar tratores e máquinas agrícolas gratuitamente.

Rastreabilidade A ID Agro facilitará o trânsito, financiamento, seguro e as operações de crédito e de vendas das máquinas, uma vez que a rastreabilidade está garantida, segundo os técnicos da CNA. A ID Agro poderá ser utilizada também por meio de aplicativo em celular

Trigo Os argentinos já colheram 20% da área de trigo desta safra. A produtividade está bem abaixo do que se imaginava. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires, porém, mantém a estimativa de 16,8 milhões de toneladas para o país. Os técnicos da entidade acreditam em recuperação em outras regiões ainda não colhidas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.