Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu inflação

Leite tem preço recorde no campo em agosto

Alta foi de 12% neste mês e acumula aumento real de 61% durante o ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O leite nunca esteve tão caro no campo como neste início de segundo semestre. A matéria-prima entregue pelo produtor à indústria, em julho, cujo pagamento é feito neste mês, subiu para R$ 3,57 por litro, conforme uma média de valores de sete estados produtores.

Em relação a julho, o aumento real foi de 11,8%. Em alguns estados, como ocorreu no Espírito Santo —que não está na média dos sete—, a evolução do mês chegou a 20,7%, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Com essa alta de agosto, o preço médio do leite registra o maior patamar, em termos reais, desde 2004, quando a entidade iniciou a pesquisa. Apenas neste ano, o leite já acumula uma evolução real de 60,7%.

Os dois casos, um em cada frigorífico, foram detectados em vacas de idade já avançada, segundo o Ministério da Agricultura
Gado come ração na fazenda Grão De Amor, em Pardinho, interior do estado de São Paulo. - Eduardo Anizelli/Folhapress

Com tanta aceleração no campo, o aumento chega ao bolso dos consumidores. O IGP-M da FGV deste mês indicou o leite como um dos principais fatores de alta da inflação no atacado. O leite "in natura" subiu 13%, e o longa vida, 9,27% no mês.

A alta dos preços ocorre devido a uma baixa disponibilidade de produto no mercado. Essa queda na oferta está relacionada a mudanças de comportamento dos produtores e à forte seca do período.

Com custos elevados, houve menos investimentos por parte dos produtores nos últimos anos e, consequentemente, queda na oferta, segundo Natália Grigol, pesquisadora do Cepea.

A produção está abaixo do esperado, e a disputa pelo produto entre as indústrias leva os preços para esse valor recorde.

O cenário, porém, muda a partir de setembro, segundo a pesquisadora. Os preços subiram demais, a demanda caiu, e os valores do leite já estão se acomodando no varejo. Com isso, as indústrias vão pagar menos pelo produto no campo.

Além disso, a alta acelerada dos preços e um recuo no custo da ração levaram os produtores a retomar a produção. O quadro de oferta pode ter uma melhora ainda maior porque o retorno das chuvas desenvolve mais as pastagens.

Demanda enfraquecida, importações crescentes —em julho aumentaram 27%— e recuperação da produção no campo vão provocar uma forte queda nos preços no campo em setembro, segundo Natália.

Fome Enquanto Jair Bolsonaro minimiza a fome no Brasil, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, um dos países mais ricos do mundo, terá uma intensa agenda no próximo mês para discutir a fome naquele país.

Fome 2 A intenção é eliminar por completo a insegurança alimentar da população até 2030. O último evento semelhante a este foi realizado há 50 anos no governo de Richard Nixon.

Difícil controle A gripe aviária que atinge os Estados Unidos chegou à Califórnia. Já são 414 focos da doença espalhados por 39 estados, afetando 40,4 milhões de aves.

Embarques A exportação de soja somou 5,3 milhões de toneladas neste mês, segundo a Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais). No mesmo período, o país embarcou 1,9 milhão de toneladas de farelo de soja.

Embarques 2 A saída de milho tem ritmo bem mais acelerado neste ano, uma vez que a safra foi boa. Neste mês, foram 7,1 milhões de toneladas exportadas, bem acima dos 4,2 milhões de igual período do ano passado.

Embarques 3 No acumulado, o milho já atinge 19,2 milhões de toneladas exportadas. Durante todo o ano passado, foram 20,6 milhões. Somando os volumes de soja, farelo, milho e trigo, já saíram 103 milhões de toneladas de grãos pelos portos brasileiros neste ano, segundo a Anec.

Ritmo forte No primeiro semestre deste ano, o grupo Syngenta teve vendas mundiais de US$ 18,1 bilhões, 25% a mais do que no ano passado.

Presença do Brasil As vendas de produtos de proteção à safra aumentaram 72% neste ano na América Latina, em relação ao ano anterior. Esse percentual é bem superior aos 32% da China, aos 16% dos Estados Unidos e aos 8% da Europa.

Em busca... Após um período de forte queda na produção, os gaúchos esperam uma colheita de 20,6 milhões de toneladas de soja, 124% a mais do que colheram neste ano.

...da recuperação Os dados são da Emater/RS, que previu uma safra de 6,1 milhões de toneladas de milho, 105% a mais do que na anterior, que também foi afetada pela seca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.