Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Apesar da quebra no RS, Brasil produz 155 milhões de toneladas de soja

Os gaúchos produziram 36,7 sacas por hectare; os baianos, 67,4

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com potencial para 160 milhões de toneladas, a safra de soja brasileira deste ano deverá ficar em 155 milhões. O Rio Grande do Sul, mais uma vez afetado por severa seca, terá uma produção 5 milhões de toneladas inferior à projetada inicialmente.

Os dados são do Rally da Safra, um programa anual de acompanhamento das lavouras feito pela Agroconsult. Nesta safra 2022/23, foram percorridos 40 mil km e avaliadas 1.050 lavouras.

Grãos de soja em propriedade no DF - Lucio Tavora - 11.fev.23/Xinhua

A safra brasileira de soja, que dava sinais de mais um ano complicado e com quebras, acabou se recuperando em várias partes do país. Com isso, a quebra do Rio Grande do Sul foi compensada pela produtividade média recorde em oito estados produtores.

Enquanto os gaúchos tiveram produtividade média de apenas 36,7 sacas por hectare, os baianos conseguiram 67,4. Os paranaenses, que também estiveram na linha da seca, obtiveram 63,1 sacas.

A produtividade média do país atingiu 59,1 sacas por hectare, um volume elevado, mas ainda inferior às 59,4 da safra 2020/21.

A supersafra deste ano, no entanto, traz um desafio para o setor. As vendas estão atrasadas, e o escoamento de um volume tão grande trará dificuldades, segundo os analistas da Agroconsult.

Ao contrário do Brasil, a Argentina foi afetada por severa adversidade climática. A produção dos argentinos recuará para apenas 25 milhões de toneladas, 24 milhões abaixo do volume estimado inicialmente.

Há quebra também no Paraguai, que produz 9,5 milhões de toneladas. Com isso, a safra dos três países, estimada em 213 milhões, deverá ficar em 190 milhões, segundo a consultoria.

A produção mundial da oleaginosa sobe para 367,5 milhões de toneladas, mas é inferior ao consumo de 370,1 milhões.

Com uma produção tão elevada, o Brasil tem potencial para exportar 96,1 milhões de toneladas, 22% a mais do que no ano passado. Na safra anterior, a produção nacional foi afetada por seca e ficou pelo menos 20 milhões de toneladas abaixo do esperado.

Para o milho, a consultoria estima em 28,3 milhões de toneladas a safra de verão e em 97,2 milhões a de inverno. Se as condições climáticas favorecerem, a safra total deverá atingir 125,5 milhões de toneladas, dando um potencial de exportação recorde de 51,9 milhões de toneladas ao país.



A primeira A Friboi acaba de fazer a primeira importação da história de carne canadense para o Brasil. A empresa trouxe 11,8 toneladas de carne bovina "in natura", produzidas pela JBS Canadá na unidade de Brooks, na província de Alberta. Do total, 5,3 toneladas são do tipo Angus e 6,5 do tipo Diamond Beef.

A primeira 2 Com a chegada da carne canadense, a JBS amplia a oferta de carnes premium importadas de outros países, como as dos Estados Unidos, Austrália, Uruguai e Argentina. Em 2022, a empresa trouxe 2.000 toneladas desses mercados.

Mão dupla Para Gustavo Meneses, diretor-executivo de importação da Friboi, o movimento mostra que, assim como o mercado canadense está aberto para o Brasil, o mercado brasileiro também está aberto para os produtores canadenses.

Mão dupla 2 Em agosto do ano passado, a Friboi realizou o primeiro embarque de carne bovina "in natura" brasileira para o Canadá, exportando 27 toneladas. Luís Rota, diretor-executivo de Exportação da Friboi, afirma que é importante que as marcas da companhia ocupem cada vez mais espaço em ambos os mercados.

Exportações A Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), com base na programação de embarque de navios, prevê um março movimentado, principalmente para a soja

Exportações 2 A saída de soja poderá atingir 15,4 milhões de toneladas neste mês; a de farelo, 1,8 milhão; a de milho, 890 mil, e a de trigo, 728 mil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.