Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

China volta ao mercado brasileiro de carne bovina, e exportações vão reagir

Embarques da segunda semana de março, em relação aos da primeira, haviam caído 46%, segundo a consultoria Agrifatto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A China voltou ao mercado brasileiro de carne bovina. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A interrupção das exportações brasileiras para a China tinha sido uma decisão do próprio governo brasileiro, seguindo um acordo firmado em 2015 com o país asiático.

Esse acordo prevê que, em caso de suspeita de vaca louca no país, tanto em caso clássico como atípico, as exportações brasileiras para os chineses são suspensas imediatamente. A retomada só ocorre por uma decisão da China. É o que acaba de ocorrer.

Após 28 dias de espera, o mercado poderá voltar a exportar para os chineses, um tempo bem mais curto do que os 103 dias da ocorrência anterior, em setembro de 2021.

Gado brasileiro no Mato Grosso; volta da China ao cenário deve alavancar exportações - Paulo Whitaker/Reuters


Esse é o sexto caso atípico de vaca louca no país. O primeiro ocorreu em 2010, em Sertanópolis (PR). Em 2014, 2019 e 2021 ocorreram casos no Mato Grosso. Também em 2021, houve um caso em Minas Gerais e, o mais recente, no Pará.

A interrupção de exportações para a China coloca em risco cada vez mais a produção brasileira. Em média, as vendas para o país asiático correspondem a 520 mil animais por mês, com um faturamento de US$ 676 milhões, segundo cálculos da consultoria Agrifatto, especializada no setor.

Essas interrupções interferem nos preços internos do boi, nas receitas e gera a necessidade da busca de novos mercados, quando prolongadas. Em 2019, quando a interrupção foi de apenas dez dias, os preços do boi gordo recuaram 6,2%.


Naquele período, a dependência brasileira do mercado chinês nas exportações era de 21%. Agora é de 62%. Os chineses representavam 5% da produção brasileira, número que subiu para 20%, segundo os analistas da Agrifatto.

O mercado brasileiro já mostrava os efeitos dessa mais recente interrupção nas vendas para a China. As exportações da segunda semana deste mês foram 46% inferiores às da primeira.

Devido a essa interrupção, ocorrida em 23 de fevereiro, a consultoria estima um recuo das exportações totais brasileiras deste mês para 150 mil toneladas, 11,5% abaixo do volume de igual mês de 2022.

Os preços do boi gordo caíram 8% em São Paulo, desde que o mercado tomou conhecimento desse caso em Marabá (PA). Em 2021, desde o início da interrupção das exportações para a China, em setembro, ao retorno dos asiáticos ao mercado brasileiro, em dezembro, a arroba do boi teve retração de 17% nos preços internos.

O impacto da interrupção atual sobre a produção ainda não dá para ser medido, segundo avaliação da Agrifatto. Os frigoríficos deram férias coletivas, intercalaram abates e tomaram outras medidas para reduzir a pressão compradora.

Para os analistas da consultoria, no entanto, há uma clara interdependência entre Brasil e China desde 2020. A produção brasileira depende dos chineses, e as importações da China dependem do Brasil. Em setembro do ano passado, os chineses ficaram com 137 mil toneladas de carne "in natura" das 203 mil exportadas pelos brasileiros no mês.

A doença da vaca louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina) atinge o sistema nervoso central dos animais, provocando lesões degenerativas. Os seis casos ocorridos no Brasil foram todos atípicos e não transmissíveis. Normalmente ocorrem em animais com idade superior a oito anos.

Já os casos clássicos da doença são transmissíveis e ocorrem por ingestão de subprodutos de origem animal. O Brasil nunca registrou um caso clássico da doença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.