Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Embrapa estuda árvore amazônica para substituir mercúrio em garimpo

Pesquisas com folhas de pau-de-balsa começaram em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


O uso do mercúrio na extração de ouro pode estar com os dias contados. Pesquisas mostram que folhas de uma planta da região amazônica poderão ser a solução. Além de resolver uma série de problemas deixados pelo uso do mercúrio, a planta recomporá áreas removidas pelos próprios garimpos.

Pesquisadores da Embrapa, cooperativa de garimpeiros, três universidades e até o setor de joias estão voltados para esse projeto, que visa a obtenção de um extrato das folhas de pau-de-balsa ("Ochroma pyramidade"). A árvore, frondosa, com crescimento rápido e que pode atingir 30 metros, tem vários nomes populares, como pau-de-balsa, pau-de-jangada, pata-de-lebre e outros, dependendo da região do país.

"Ochroma pyramidade", também conhecida por pau-de-balsa e pau-de-jangada
"Ochroma pyramidade", também conhecida por pau-de-balsa e pau-de-jangada - Wikimedia Commons

"Não estamos inventando a roda, mas tentando melhorá-la", diz Marina Morales, pesquisadora da Embrapa Florestas e responsável pela condução dos estudos. A fala tem sentido, porque a utilização da folha do pau-de-balsa já ocorre, embora de forma artesanal, na região de Chocó, na Colômbia.

O que se pretende agora é obter um bioextrato, retirado das folhas da árvore, para que seja um bioextrator do ouro e, se competitivo, um possível substituto do mercúrio. Na Colômbia, a planta mostrou viabilidade como substituta do mercúrio na extração do ouro, quando feita a céu aberto.

Morales ainda prevê muitos desafios dentro do laboratório. O caminho traçado pelo grupo, no entanto, tem grandes chances de obter uma produção em escala. A pesquisa está sendo bem aceita, mas ela acredita que ainda terá de tirar muita gente da zona de conforto no desenrolar do projeto.

A primeira parte do estudo, que se iniciou em 2020, visou elevar o potencial do que já está sendo feito, com a caracterização química das folhas do pau-de-balsa. O objetivo é buscar um extrator mais competitivo do que o mercúrio, ou pelo menos igual, afirma a pesquisadora.

Folhas de pau-de-balsa (Ochroma pyramidade). A árvore, frondosa, com crescimento rápido e que pode atingir 30 metros, tem vários nomes, como pau-de-balsa, pau-de-jangada, pata-de-lebre e outros. Planta da Amazônia pode substituir mercúrio na extração de ouro
Folhas de pau-de-balsa ("Ochroma pyramidade") - Divulgação Embrapa

Neste ano, o estudo entra na segunda fase, com o intuito de melhorar o bioextrato. Por meio da Coogavepe (Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto), na região de Peixoto de Azevedo (MT), serão recolhidas amostras para a comparação entre a extração tradicional com mercúrio e a com o bioextrator da folha de pau-de-balsa. A cooperativa reúne 150 garimpos de pequena escala liberados para minerar.

A extração do ouro em céu aberto é feita com a remoção do solo e a utilização de jatos de água para a separação de minérios, gerando o "concentrado". O passo seguinte é a utilização do mercúrio para a separação do ouro de outros minerais.

Nesse último passo, os pesquisadores vão utilizar o bioextrator do pau-de-balsa, em vez do mercúrio. Na primeira fase do projeto, foram apuradas quatro possíveis formulações, que serão testadas e aprimoradas para ver qual melhor substitui o mercúrio.

A pesquisadora da Embrapa diz que o objetivo é ter um bioextrator atóxico competitivo, de maneira que possa ser utilizado não apenas de forma artesanal mas também por pequena mineração, com indicação de análises de toxicidade e de citotoxicidade.

Os testes nas novas formulações vão indicar a toxicicidade do produto. Será medida a atuação do bioextrator em pequenos crustáceos e feita a varredura química deles para avaliar possíveis interferências. A citotoxicidade mede os efeitos do produto tanto em modelo animal quanto em vegetal.

O bioextrator, em fase final e já melhorado, será posto em contato com raízes de plantas —nesse caso, a cebola— para verificar eventuais aberrações. No modelo animal, o teste será em peixes.

São normais ajustes finos no desenrolar de uma pesquisa, mas Morales crê que a partir de 2025 a fase de laboratório passe para a de testes em garimpos de pequena escala. Em um cenário ideal, uma nova etapa do processo seria encaminhada, a da produção das árvores de pau-de-balsa em área próxima à dos garimpos.

A proximidade do plantio das árvores aos garimpos tem vários fatores positivos. Permite a montagem de uma biofábrica na própria região, evitando o transporte de folhas e reduzindo custos. O plantio serve para uma revegetação das áreas já utilizadas pelos garimpos e para a exploração comercial da madeira de pau-de-balsa. Leve e resistente, a madeira tem várias utilidades, que vão de hélices para geradores de energia eólica a artesanatos e brinquedos.

A introdução do pau-de-balsa na extração do ouro trará uma série de benefícios, que vão da proteção à saúde dos trabalhadores e da população ribeirinha à maior sustentabilidade ambiental e econômica.

A utilização do mercúrio em áreas específicas de manipulação em garimpos legalizados pode diminuir a liberação desse metal no ambiente, o que não ocorre nos garimpos ilegais. O problema maior do mercúrio é ser cumulativo, diz a pesquisadora. Vai seguindo na cadeia e traz sérios riscos de saúde e ao ambiente, podendo levar, no caso humano, a uma síndrome neurodegenerativa.

Além da Embrapa Florestas, participam dos estudos do desenvolvimento do extrato a Embrapa Agrossilvipastoril, a Coogavepe, a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O estudo preliminar foi financiado por Raquel de Queiroz, designer de joias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.